in , , ,

Milhares de LGBT+ comparecem ao Sydney Mardi Gras 2021 na Austrália

Sydney Mardi Grass
Foto: Anna Marie Calilhanna
Fairmont

Enquanto o resto do mundo passa por dificuldades para conter a pandemia do Covid 19, cerca de 36 mil pessoas compareceram ao Sydney Mardi Gras 2021, no sábado (6 de março), sem necessidade de máscaras ou distanciamento social.

 

Sydeny Mardi Grass
Foto: Anna Marie Calilhanna

Depois de um 2020 onde quase todos os grandes festivais LGBT + foram cancelados ou convertidos em eventos exclusivamente digitais, a celebração do Sydney Mardi Gras deu à comunidade LGBT + global um vislumbre de como poderia ser um futuro não tão distante.

VILA GALÉ RIO – LGBT
VILA GALÉ SP – LGBT

+ Parada LGBT de Londres está confirmada para o dia 11 de setembro

+ Com produção impecável, Mato Grosso do Sul realiza a Parada do Orgulho LGBT online

+ Austrália cria diretrizes que apoiam atletas trans no esporte profissional

Porém, algumas modificações foram feitas. No lugar do desfile habitual pela cidade, a  celebração do arco-íris ocorreu no campo de críquete da cidade, um local seguro do COVID. O desfile  do 43º Sydney Mardi Gras foi transmitido pela TV e mostrou uma multidão aplaudindo a atração principal Rita Ora, bem como 5.000 participantes do desfile.

Mar Ipanema Gif
Sydney Mardi Grass
Show da Cantora Rita Ora                                                                               Foto: Anna Marie Calilhanna

A celebração presencial foi possibilitada pelo incrível manejo da COVID-19 feito pela Austrália, tendo registrado apenas cerca de 29.000 casos e 900 mortes desde o início da pandemia de coronavírus. O estado de New South Wales não viu um único caso COVID-19 local em 48 dias.

Sydney Mardi Gras
Cerca de 5000 pessoas participaram do desfile e 36 mil espectadores              Foto: Anna Marie Calilhanna

O tema do Sydney Mardi Gras de 2021 foi “ascensão”, escolhido depois do desafio e das adversidades enfrentados em 2020. O comissário assistente da polícia de New South Wales, Talbot, disse à BBC em um comunicado:

“Sabíamos que o Mardi Gras seria muito diferente em 2021, então gostaria de agradecer à comunidade por se reunir hoje e celebrar de forma pacífica e segura. Estamos em uma posição única na Austrália para poder hospedar eventos dessa escala durante uma pandemia global de saúde, e eu parabenizo a equipe do Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras por planejar um evento tão bem organizado e seguro para o COVID.”

Sydeny Mardi Gras
Autoridades locais também participaram do desfile                                             Foto: Anna Marie Calilhanna

No entanto, embora o desfile e as apresentações puderam acontecer, as tradicionais festas pós evento ainda não foram permitidas. Os organizadores do Mardi Gras disseram:

“Embora tivéssemos olhado para 2021 com esperança de poder organizar esses eventos em um formato seguro, a realidade é que realizar qualquer evento de festa dançante representaria um risco muito grande para a saúde e segurança da nossa comunidade”.

MS

Escrito por alexbernardes