in , , ,

LoveLove

Nova nota de 50 Libras com rosto do ícone LGBT Alan Turing é apresentada no Reino Unido

Alan Turing
Imagem: Attitude Magazine
Fairmont

 

A nova nota de 50 Libras com a cara do ícone LGBTQ e decifrador de códigos da Segunda Guerra Mundial, Alan Turing, foi revelado pelo Banco da Inglaterra.

A nota do Tesouro, que é a última cédula britânica a fazer a transição do papel para o polímero, entrará em circulação no dia 23 de junho deste ano, data que se celebra  o aniversário do matemático.

VILA GALÉ SP – LGBT
VILA GALÉ RIO – LGBT

+ Reino Unido terá sua primeira comunidade para aposentados LGBT+

+ Alan Turing é o mais novo rosto da nota de 50 libras

+ Visit Britain confirma participação no 3º Fórum de Turismo LGBT

O projeto, foi revelado em evento virtual pelo diretor do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, na manhã desta quinta-feira (25 de março). A nota traz impressa um famoso retrato de 1951 de Turing por Elliott & Fry. A imagem é a mesma que faz parte da coleção de fotografias da National Portrait Gallery.

Outras características que chamam a atenção no design da cédula é uma tabela e fórmulas matemáticas do artigo seminal de Turing de 1936 “On Computable Numbers, with a application to the Entscheidungsproblem” Proceedings of the London Mathematical Society, que é amplamente considerada a base da ciência da computação moderna.

A nota também mostra uma tarja com a data de nascimento de Alan Turing (23 de junho de 1912) em código binário. O conceito de uma máquina alimentada por fita binária apresentada no artigo de Turing de 1936.

om seu lugar na faixa de  50 Libras, Turing se junta a um grupo seleto de figuras históricas para aparecer nas atuais notas do banco britânico, incluindo o ex-primeiro-ministro Winston Churchill (£ 5), a romancista Jane Austen (£ 10) e o artista JMW Turner (£ 20).

Mar Ipanema Gif

Sobre Alan Turing

Nascido em Londres em 1912, Turing foi estudar em Cambridge antes de se tornar uma figura-chave na quebra de cifras alemãs em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho decifrando o código Enigma alemão é amplamente creditado por trazer a guerra a um fim mais rápido.

Em 1952, Turing foi condenado por indecência grosseira por causa de sua homossexualidade, declarando-se culpado e optando por uma série de tratamentos hormonais que efetivamente resultavam em castração química em vez de prisão. Ele também foi imediatamente impedido de trabalhar para os serviços de segurança britânicos.

Turing morreu apenas dois anos depois, aos 41 anos, em consequência de um envenenamento por cianeto, considerado suicídio.

Em 2009, o então primeiro-ministro Gordon Brown se desculpou pelo tratamento “terrível” dado pelo governo britânico a Turing. Em 2013, a Rainha Elizabeth II assinou um perdão pela condenação de Turing, um ato que levou à introdução três anos depois da ‘Lei de Turing’; o processo pelo qual gays condenados sob as históricas leis anti-gay britânica podem solicitar perdão oficial.

Alan Turing
Chefe de Caixa do Bando da Inglaterra Sarah John com a nova nota de 50 Libras. Foto: Banco da Inglaterra

Comentando sobre a nova nota,  Andrew Bailey disse: “Há algo do caráter de uma nação em seu dinheiro e estamos certos em considerar e celebrar as pessoas em nossas notas. Estou muito feliz que nosso novo £ 50 tenha um dos cientistas mais importantes da Grã-Bretanha, Alan Turing. Turing é mais conhecido por seu trabalho de codificação em Bletchley Park, que ajudou a encerrar a Segunda Guerra Mundial.

“No entanto, além disso, ele foi um importante matemático, biólogo do desenvolvimento e um pioneiro no campo da ciência da computação. Ele também era gay e foi tratado de forma terrível como resultado. Ao colocá-lo em nossa nova cédula de polímero de £ 50, estamos comemorando suas conquistas e os valores que ele simboliza ”.

A nova nota de £ 50 contará com a assinatura de Sarah John, chefe de caixa do Banco da Inglaterra. Ela disse:

“Esta nova cédula de £ 50 completa nosso conjunto de cédulas de polímero. São muito mais difíceis de falsificar e, com seus recursos de segurança, a nova cédula de £ 50 faz parte de nossa série mais segura de cédulas. Esses recursos de segurança são comuns a todas nossas notas, então se você pode verificar uma, você pode verificar todas. ”

Fonte: Attitude

MS

Escrito por alexbernardes