in ,

Rio de Janeiro recebe maior exposição sobre o povo neozelandês Maori na Américas

Fairmont

 

tuku iho peq
“Tuku Iho: Legado Vivo Maori” conta com mais de 80 peças produzidas pelo povo nativo da Nova Zelândia; a mostra fica em cartaz de 9 a 25 de outubro no Espaço Tom Jobim, no Jd. Botânico.
É a maior mostra nas Américas sobre a cultura do povo Maori, nativo da Nova Zelândia. A ideia é também promover o destino.

Entre os dias 9 e 25 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro hospeda pela primeira vez no país a mostra “Tuku Iho: Legado Vivo Maori”, a maior já realizada nas Américas sobre a arte e cultura do povo Maori, originário da Nova Zelândia. O evento traz ao Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, mais de 80 objetos contemporâneos produzidos pelos nativos, incluindo esculturas de madeira, pounamu (jade), ossos, bronze e linho. Organizada pela Embaixada da Nova Zelândia e pelo Maori Arts & Craft Institute (MACI), a exposição tem entrada gratuita e chega ao Rio após uma temporada em Santiago (Chile) e outra em Buenos Aires (Argentina).

VILA GALÉ RIO – LGBT
VILA GALÉ SP – LGBT

“Muitas sociedades são deixadas no passado e mantêm uma aura de mistério. Nós queremos contar as histórias do povo Maori e mostrar que o esse legado continua vivo. Ser Maori significa reconhecer o valor de seus antepassados e mostrar como você está conectado a eles”, diz Karl Johnstone, responsável pela mostra e diretor do MACI, organização que procura desmistificar a cultura ancestral.

Além da exibição das obras, a programação inclui ainda a presença de tatuadores e apresentações da dança típica Haka, famosa pelas performances do time de rúgbi neozelandês All Blacks.

Mar Ipanema Gif

Dançarinos do grupo de Kapa Haka “Nga Kete Tuko Iho” estarão no Brasil especialmente para a exposição, onde vão apresentar sua poderosa combinação de música, canto e intensas danças de guerra. Mestres das artes cênicas tradicionais Maori, o grupo também vai interpretar sua arte em diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar e o Forte de Copacabana.

Assista ao teaser da exposição no Rio de Janeiro:
https://www.facebook.com/nzmaci/videos/827563940697088/?fref=nf

SERVIÇO:
Tuku Iho: Legado Vivo Maori
Quando: De 9 a 25 de outubro, 10h às 18h
Onde: Espaço Tom Jobim – Jardim Botânico
Endereço: R. Jardim Botânico, 1008 – Tel.: (21) 2274-7012
Entrada gratuita

MS

Escrito por anacarolina