O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, anuncia sua agenda de janeiro, oferecendo atividades que fortalecem a memória, a cultura e o diálogo em torno da diversidade LGBTQIA+. Destaques incluem o curso “Mediação Decolonial”, o Rolezinho LGBTQIA+, o Cineclube MDS e o Clube do Livro com Jovanna Baby.
Confira a programação completa abaixo:
Curso de Mediação Decolonial: Perspectivas e Práticas Contemporâneas
Datas: 15, 16 e 17 de janeiro
Horário: 18h00 – 21h00
Voltado para artistas, educadores, estudantes de artes e ciências humanas, profissionais de museus e centros culturais, o curso visa formar mediadores culturais com uma abordagem teórica e prática em mediação cultural, abordando questões contemporâneas e promovendo a criação de roteiros e estratégias de mediação que valorizem a participação ativa do público.
Local: Centro de Empreendedorismo e Pesquisa (Av. São Luís, 120) e Museu da Diversidade Sexual (Metrô República, saída Arouche)
Inscrições: Ingressos gratuitos
Rolezinho LGBTQIA+: Andréa de Mayo
Data: 25 de janeiro
Horário: 15h00 – 18h00
Em celebração ao aniversário de São Paulo (25/01) e ao Dia da Visibilidade Trans (29/01), o evento homenageia Andréa de Mayo, figura emblemática da história trans paulistana.
Local: Centro de Empreendedorismo e Pesquisa (Av São Luís, 120) e também no Museu da Diversidade Sexual (Metrô República saída Arouche)
Inscrições: Ingressos gratuitos
Cineclube MDS: Reportagens históricas sobre travestis
Data: 26 de janeiro
Horário: 15h00 – 18h00
Exibição de matérias televisivas dos anos 1980 sobre os primeiros registros da comunidade travesti. Após a sessão, haverá um bate-papo para contextualizar e refletir sobre esse material histórico.
Local: Museu da Diversidade Sexual
Inscrições: Ingressos gratuitos
Clube do Livro: “Bajubá Odara”, de Jovanna Baby
Data: 27 de janeiro
Horário: 19h00 – 20h30
Encontro virtual para discutir “Bajubá Odara”, obra que resgata a história da linguagem bajubá e o movimento travesti no Brasil. A atividade contará com a presença da autora Jovanna Baby.
Local: Ingressos gratuitos
Para mais informações sobre a programação do Museu da Diversidade Sexual, acesse o site www.museudadiversidadesexual.org.br/programacao.
—
Sobre o Museu da Diversidade Sexual
O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ – contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+, se propõe a discutir a diversidade sexual e de gênero e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.