in , , ,

Fórum de Turismo LGBT do Brasil divulga a data de sua 5º edição. Confira!

Fórum de Turismo LGBT do Brasil
[pro_ad_display_adzone id="16993"]

Um dia inteiro de treinamentos sobre o mercado de Turismo LGBT. Essa é a proposta do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, evento de capacitação que chega à quinta edição neste ano. O encontro está confirmado para o dia 2 de agosto, das 9h, às 18h, no Tivoli Mofarrej São Paulo.

“A data, na véspera da WTM Latin America, foi escolhida para otimizar o investimento dos participantes e patrocinadores, já que o ano ainda pede contenção de despesas”, explica Alex Bernardes, diretor da revista ViaG e idealizador do Fórum.

+ Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2020 estreia primeiro programa; confira!

[pro_ad_display_adzone id="16989"]

+ Fórum de Turismo LGBT se consolida como mais importante do segmento no Brasil

+ Diversidade e inclusão no turismo são temas do terceiro programa do Fórum de Turismo LGBT do Brasil

Além do evento presencial, a parceria de longa data com o Grupo R1 permitirá o compartilhamento das informações em tempo real, pelo canal do YouTube do Brasilturis Jornal. “Além de promover negócios, o evento gera reflexão na busca por soluções que apoiem o crescimento do Turismo LGBT no País”, pontua Alex Bernardes.

Fórum de Turismo LGBT do Brasil
Alex Bernardes – Diretor Geral do Fórum de Turismo LGBT do Brasil

 

O formato consolidado, composto por painéis sobre temas atuais relacionados ao segmento e workshops com cases de destinos e empresas alinhados às causas LGBT, já capacitou mais de mil agentes de viagens nas edições anteriores. A proposta para 2021 é seguir a mesma linha de compartilhar conhecimento, com a adição da camada de segurança exigida pelo momento.

O Fórum terá espaço para a participação de 150 agentes de viagens e operadores, em layout que garante o distanciamento social entre os presentes. O credenciamento será online e os intervalos para coffee break e almoço também foram pensados cuidadosamente para que não haja aglomeração. O serviço será feito com embalagens individualizadas e/ou em sistema de bufê assistido.

[pro_ad_display_adzone id="16990"]

Temas que serão abordados em 2021

O evento é reconhecido por ser uma plataforma de conhecimento, destacando os assuntos que são tendências entre os viajantes LGBT. O primeiro painel, por exemplo, vai explorar os desafios e as oportunidades no Turismo para transexuais. “O trade de vendas precisa enxergar essa comunidade pelo potencial no Turismo. Há muitos projetos de empregabilidade voltados a pessoas trans e elas estarão cada vez mais viajando pelos destinos mundo afora”, lembra Bernardes.

O segundo painel tem foco no Turismo esportivo, voltado aos viajantes LGBT que têm a atividade física como principal motivador das viagens.

Outro tema importante que será tratado é o Turismo LGBT em lugares não seguros. “Estamos falando de Rússia, Turquia, Egito e de todos os destinos com grande apelo turístico nos quais o cidadão LGBT ainda é criminalizado”, explica o diretor do Fórum, esclarecendo que a proposta é sugerir alternativas aos agentes para ajudar esse perfil de viajante a realizar seu sonho, sem que ele precise se colocar em situações de risco.

O painel de encerramento abordará destinos nacionais preparados para receber o turista LGBT. “Precisamos quebrar a resistência que ainda existe no País em relação ao segmento para que cidades e estados entendam a diferença no perfil e se posicionem como amigáveis aos viajantes da comunidade”, diz Bernardes.

Fórum de Turismo LGBT do Brasil
Fotos dos palestrantes da edição 2019
Fort Lauderdale segue como patrocinador máster do Fórum de Turismo LGBT 2021. O evento também já tem confirmadas as participações de Miami, Israel, Argentina, Jungfrau (Suíça), Colômbia, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, da rede Hard Rock Hotels & Resorts.
“Israel está conosco desde a primeira edição e a Colômbia incluiu o evento no calendário anual do governo, isso mostra a relevância da programação e reforça a valorização desse segmento”, pontua o idealizador do Fórum.
A organização está em negociação com grandes operadoras, reconhecidas no mercado nacional, para participação no evento. A ideia, segundo Bernardes, é que o evento percorra todo o ciclo de vendas, incluindo a oferta de produtos e serviços específicos para essa comunidade de viajantes às tradicionais capacitações. “Existia um gap no mercado, em relação à formatação de pacotes voltados ao turista LGBT, que vem sendo solucionado ano a ano pelas empresas que têm visão para os negócios. Estou certo que o Fórum de Turismo LGBT do Brasil, com a proposta pioneira de capacitação contínua, é um dos responsáveis por esse movimento”, finaliza Bernardes.

No ano passado, o evento teve painéis e workshops gravados no Pullman São Paulo Vila Olímpia, com transmissão em novembro. Os convidados debateram temas sensíveis, como as políticas públicas voltadas aos cidadãos LGBT e a inserção da comunidade no segmento Mice, destacou o trabalho de marcas com propósito social e sinalizou oportunidades para atrair viajantes LGBT 60+ e de grupos minorizados dentro da própria comunidade – como deficientes e transexuais.

As inscrições serão abertas em julho, no portal do Fórum de Turismo LGBT do Brasil.

Por: Camila Lucchesi

Avatar

Escrito por redacao