in , ,

São Paulo Companhia de Dança anuncia atividades virtuais de 23 de março a 04 de abril

São Paulo Companhia de Dança
Fairmont

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, divulga a programação do selo #SPCDdigital para a quinzena de 23 de março a 04 de abril com diferentes conteúdos para o público se manter próximo da dança durante o período de isolamento social.

+ “Escola de Drags” ensina arte drag queen em aulas on-line

+ A São Paulo Companhia de Dança laça programa de captação de patronos e amigos

VILA GALÉ SP – LGBT
VILA GALÉ RIO – LGBT

+ Último dia do Festival MinhoQueens de Cultura Drag terá Lia Clark, Marcia Pantera e Rita von Hunty

Na primeira semana, os bailarinos da Companhia comandam duas Aulas Abertas, ao vivo, no perfil da companhia no Instagram.  No dia 23/03, às 16h, Artemis Bastos ministra uma aula de balé clássico de nível intermediário. Já no dia 25/03, às 16h, Joca Antunes compartilha técnicas e exercícios de preparação corporal para a dança. Planejadas para serem realizadas dentro de casa, as aulas são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, e têm uma hora de duração.

As crianças também estão contempladas com o lançamento do novo episódio do podcast Contos do Balé, no dia 26/03, às 11h. Dessa vez, a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa, se une a Rodolfo Dias Paes (DiPa), técnico de som da SPCD, para narrar a história do balé A Menina Mal Olhada (La Fille Mal Gardée), obra de Jean Dauberval (1742-1806) que apresenta o desafio de Lise e Colas em viver seu amor uma vez que a mãe da jovem planeja casá-la com Alain, um rapaz nada atraente mas muito rico.

Com roteiro escrito por Inês, retirado de seu livro Contos do Balé, da Editora Sesi-SP, o episódio é conduzido pela divertida sonorização produzida por DiPa, que ressalta o humor presente na história. O conteúdo estará disponível nos canal da SPCD no YouTube e na playlist especial criada no perfil da Companhia no Spotify, além dos principais tocadores de áudio online.

No dia 31/03, às 18h, o público vai viajar com a Companhia para a cidade paulista de Araras na estreia de um novo episódio da websérie SPCD na Estrada, que propõe um novo olhar para cartões postais do Estado de São Paulo a partir do diálogo desses espaços com a dança.

No vídeo, os bailarinos interpretam trecho de Aparições, criação da coreógrafa Ana Catarina Vieira, tendo como cenário a fachada do Teatro Estadual de Araras, obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) que recebe a Companhia em suas turnês. O episódio terá transmissão nos canais da São Paulo Companhia de Dança no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A São Paulo Companhia de Dança também está preparando uma ação especial para festejar o Dia Internacional da Dança, em abril. Até o dia 04/04, brasileiros presentes em qualquer estado ou país podem enviar vídeos dançando uma coreografia de autoria própria ou improvisa, em qualquer ritmo musical e em um cenário especial.

A gravação deve ter entre 2 e 3 minutos e ser realizada com a câmera na horizontal e em alta resolução. A ação conta com curadoria musical do compositor André Mehmari e tem como objetivo promover uma celebração à dança presente na vida de todos.

A quinzena também contempla duas edições do projeto Meu Amigo Bailarino, que busca ampliar o acesso à arte por meio de visitas a diferentes instituições na região metropolitana de São Paulo. Adaptada ao contexto de isolamento social, a atividade será realizada de forma virtual exclusivamente para pessoas atendidas pelo Lar Batista (no dia 23/03) e o Ballet Paraisópolis (em 24/03).

Esta versão do projeto contará com apresentações de trechos de coreografias da SPCD seguidas por um bate-papo com bailarinos da Companhia, que irão compartilhar suas vivências nesta arte.

O selo #SPCDdigital pode ser conferido em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca), YouTube (São Paulo Companhia de Dança) e Spotify (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), estimulando a permanência das pessoas em suas casas.

#SPCDdigital – Cronograma de 22 de março a 04 de abril

Data: 22/03 (segunda-feira), às 14h

Conteúdo: Playlist SPCD Aulas Abertas

O que é: Antecipando as duas aulas abertas da semana (Balé Clássico e Preparação Corporal), a Companhia libera em seu perfil no Spotify as faixas que serão utilizadas nas atividades

Meio: Playlists disponíveis no perfil da Companhia no Spotify

 

Data: 23/03 (terça-feira), às 16h

Conteúdo: Aula Aberta – Balé Clássico Intermediário

O que é: A bailarina da SPCD, Artemis Bastos, ministra uma aula pública de balé clássico para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da Companhia.

Meio: Ao vivo no perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram

 

Data: 25/03 (quinta-feira), às 16h

Conteúdo: Aula Aberta – Preparação Corporal para a Dança

O que é: O bailarino da SPCD, Joca Antunes, irá compartilhar com o público os exercícios e técnicas utilizados por ele em seu treinamento corporal diário.

Meio: Ao vivo no perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram

 

Data: 26/03 (sexta-feira), às 11h

Conteúdo: Podcast Contos do Balé – Ep.#09 A Menina Mal Olhada

O que é: Lançamento do nono episódio do podcast voltado ao público infantil que apresenta a história de grandes clássicos do balé. O enredo da vez apresenta os personagens da obra de Jean Dauberval (1742-1806) com narração de Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, e Rodolfo Dias Paes (DiPa), técnico de som da SPCD. O roteiro é assinado por Inês e faz parte de seu livro Contos do Balé, da Editora SESI-SP. A sonorização é de DiPa.

Meio: Canais da SPCD no YouTube e no Spotify, além de demais tocadores de áudio online (como Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outros)

Data: 31/03 (quarta-feira), às 18h

Conteúdo: SPCD na Estrada – Ep.#04 Araras

O que é: Lançamento do quarto episódio da websérie que presta homenagem a cidades paulistas visitadas pela Companhia em suas turnês pelo Estado. Desta vez, os bailarinos interpretam trecho de Aparições, criação da coreógrafa brasileira Ana Catarina Vieira, tendo como palco o Teatro Estadual de Araras

Meio: Transmissão da íntegra nos canais da São Paulo Companhia de Dança no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter.

Data: Até 04/04 (domingo)

Conteúdo: Prazo final de inscrições para a ação do Dia Internacional da Dança

O que é: A SPCD recebe inscrições para uma ação especial que será apresentada no Dia Internacional da Dança, em abril. O vídeo deve conter você e/ou seu grupo interpretando coreografia ou improviso de autoria própria em qualquer ritmo e estilo de dança. A gravação deve ter entre 2 e 3 minutos, em formato horizontal, e ter alta resolução.

Meio: Inscrição e envio de vídeo pelo site da SPCD

GUIA LGBT RECIFE

Escrito por alexbernardes