in

Pesquisa mostra o perfil do turista LGBT do Rio de Janeiro

O Instituto de pesquisas e estudos do Turismo do RJ,órgão da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e a Fundação Cesgranrio, realizaram uma pesquisa de 2 a 20 de janeiro,em 6 bairros do Rio de Janeiro,com 700 turistas internacionais LGBT.

Segundo o professor Bayard Boiteux,que coordenou a pesquisa, o objetivo é identificar o perfil do turista e aprofundar com base nos dados ,políticas especificas para melhorar o atendimento ,já que se trata de um turista qualitativo,que gasta duas a três vezes mais do que um turista normal.

Para Claudio Castro, que preside a Associação dos Embaixadores,é fundamental que o Rio tenha um banco de dados que sirva como base para investimentos na cidade maravilhosa. “Hoje somos a única entidade privada no Estado,que desenvolve pesquisas de turismo receptivo”, acrescenta Castro.

Veja os dados

Gênero

75% homens

25%mulheres

Grau de Instrução

70% nível superior

20%nivel fundamental

10% nível elementar

Procedência

55% Europa

25%America do Norte

15% America do SUL

5% outros

Modo de transporte utilizado

80% aéreo

15% marítimo

5% terrestre

Organização da Viagem

76% por conta própria

24% agencia de viagens

Hospedagem

65% hotel

25% Airbnb

8% casa de amigos

2% apto de temporada

Permanência Média

1/3 dias 35%

4/7 dias-60%

Mais de 8 dias-5%

Gasto Médio por dia

90/150 USD-30%

160/300 USD-45%

Mais de 300 USD-25%

Idade

18/27 anos-30./.

28/45 anos 44%

46/65 anos-20%

Mais de 65 6%

Principais Pontos negativos

35% falta de informação para o segmento

24% segurança

17% população de rua

10% limpeza urbana

8% taxis

6%sinalização turística

Principais Pontos positivos

30%receptividade da população

25% gastronomia

20% shoppings

15./.Postos de info turísticas

10% diversidade cultural

70% diz que a cidade é gay friendly

20% dizem que não

10% não tem como opinar

Outras cidades visitadas

38% Buzios

25% % Petropolis

18%Paraty

14% Niteroi

5% Arraial do Cabo

Pontos turísticos visitados

35% Ipanema

25% Lapa

20% Corcovado

16%Pão de Açucar

4% Boulevard Olimpico

DADOS

A pesquisa foi feita por 12 pesquisadores em áreas frequentadas pelo segmento GLBT e tem a  chancela da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ ,através do Instituto de Pesquisas e estudos do turismo do RJ e pela Fundação Cesgranrio. Tem o apoio do Portal Consultoria em Turismo e a Sergio Castro Imóveis, com um margem de erro de 3,5%.

Da Redação

Axel Miami – Banner

Escrito por alexbernardes