inclusão e diversidade na educação é tema do seminário promovido pelo Instituto Casagrande, especializado na formação de gestores e educadores e na realização de pesquisas educacionais. O evento será 100% digital nos dias 29 e 30 de setembro.
O objetivo do evento é capacitar os profissionais do setor e auxiliá-los na aplicação de práticas e reflexões que estimulem nos alunos o compromisso com respeitar as diferenças. Direcionado para professores e profissionais da área, os participantes terão direito a um certificado acadêmico emitido pela Uniamérica em parceria com o Instituto Casagrande.
+ Inclusão de pessoas LGBTQI+ é tema do Festival Lab.5D promovido pela Vitesse.Lab
+ Diversidade LGBT+ na comunicação: Precisamos falar sobre isso
+ DF aprova lei que reserva vagas de emprego para pessoas trans
Para entregar um conteúdo transformador, o presidente do Instituto e idealizador do evento, Renato Casagrande, reuniu uma equipe de peso. Contará com professores que lutam diariamente pela diversidade e pessoas que sofreram preconceitos e hoje são referências pela coragem de assumirem a própria identidade.
Entre eles, estão a integrante do Conselho Nacional de Educação CNE – Maria Helena Guimarães, professora e escritora- Janine Rodriques; a atriz trans que atuou na novela “A Força do Querer” – Maria Clara Sineli; o jornalista e criador do canal Fala Muka – Murilo Lopes; o professor, drag queen e influenciador digital do canal Tempero Drag – Rita Von Hunty; a doutora em educação – Zita Lago; a digital influencer e uma das primeiras modelos plus size do Brasil – Helena Custódio.
Confirmada também as participações da fundadora da Transempregos e consultora de inclusão e diversidade – Maite Scheneier; a doutora em saúde da criança e adolescente – Marcia Valiati; a psicopedagoga e mestre em educação – Fabricia Biaso, a vice-presidente de políticas públicas de educação da startup britânica Gigalime – Raquel Oliveira (da Inglaterra), a pedagoga e consultora pedagógica – Evelyse Eerola (da Finlândia), entre outros.
Com o slogan “Não Há Felicidade Sem Diversidade”, as palestras terão temas estratégicos e polêmicos para ressaltar o quanto a heterogeneidade é positiva para a sociedade e o quanto atitudes preconceituosas podem ser prejudiciais, levando até ao suicídio.
“Promover a diversidade e a inclusão na educação ainda é um desafio que precisamos vencer. Nós, professores, não recebemos orientação para falar sobre o tema em sala de aula, por isso, aprender com psicólogos, professores especializados e pessoas que vivenciaram situações de preconceito é tão importante para a nossa evolução profissional e também como cidadão”, conclui Renato Casagrande, presidente do Instituto Casagrande.
Comprometido com as questões sociais, o Instituto Casagrande disponibilizará gratuitamente o seminário para entidades sociais e alunos de pedagogia. Para as pessoas que não integram essas classes, haverá uma taxa de R$30,00.
Inscrições pelo link: http://institutocasagrande.com/seminario-diversidade/
Confira abaixo a programação completa do evento:
http://institutocasagrande.com/eventos/programacao_seminario.inclusao.pdf