in , ,

Comunidade lésbica brasileira terá arquivo oficial. Saiba mais!

comunidade lésbica
Fairmont
Uma ótima noticia para a comunidade lésbica do Brasil. O Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB) dá início às suas atividades nesta sexta-feira (15). O evento será virtual e terá transmissão na página do arquivo no Facebook, a partir das 19h30. Essa é uma iniciativa de pesquisadoras e ativistas lésbicas com o objetivo de preservar registros históricos e culturais sobre lesbianidades e facilitar o acesso a esses itens.
Na ocasião, o projeto do arquivo será apresentado e haverá o anúncio das primeiras ações do grupo para viabilizar o desenvolvimento e publicização do acervo virtual.

+ Vitória histórica! Bogotá, capital da Colômbia, elege prefeita lésbica

O mês de janeiro foi escolhido porque marca o aniversário de 40 anos da Imprensa Lésbica no Brasil. O tema é caro às fundadoras do arquivo, já que foi a partir de um grupo de estudos sobre isso que surgiu a iniciativa do ALB. Ao todo, estima-se que 24 periódicos lésbicos já foram editados no país entre 1981 e 2020.

O lançamento terá a participação de duas convidadas. Uma delas é Natalia Borges Polesso, doutora em Teoria da Literatura, escritora e tradutora. Publicou Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013), Amora (2015), Controle (2019), Corpos Secos (2020), entre outros títulos. Com o livro Amora, Polesso venceu o Prêmio Jabuti. Atualmente, ela pesquisa sobre Geografias Lésbicas.

VILA GALÉ SP – LGBT
VILA GALÉ RIO – LGBT

lançamento do arquivo arte 1 e1610550397657

A pesquisadora Patrícia Lessa também participará como palestrante do evento. Lessa é doutora em História e docente da Universidade Estadual de Maringá. É autora da tese intitulada “Lesbianas em movimento: a criação de subjetividades’ (Brasil, 1979-2006)”, na qual analisou algumas das primeiras publicações lésbicas editadas no Brasil. Também é autora de uma série de livros e artigos sobre feminismo e estudos de gênero. Atualmente, dedica-se a pesquisas sobre ecofeminismo.

Serviço
Lançamento do Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB)
Quando: 15/1, sexta-feira, às 19h30
Onde: https://www.facebook.com/ArquivoLesbicoBrasileiro

GUIA LGBT RECIFE

Escrito por alexbernardes