in

Restaurante gay friendly de Ouro Preto completa uma ano de muitas delícias

Restaurante gay friendly de Ouro Preto completa uma ano de muitas delícias

restuarante gay friendly

Quem disse que uma cidade tradicional como Ouro Preto não dispõe de espaços alternativos voltados para amantes da gastronomia e que não abrem mão de um lugar moderno e onde sejam bem recebidos?

Considerado um dos melhores restaurantes de Ouro Preto, segundo os usuários do site TripAdvisor, o Pastifício Mamma Roma completa um ano de funcionamento apresentando-se como uma excelente opção gastronômica na cidade e aberto a para qualquer cliente, independentemente de sua orientação sexual, quem afirma é o casal gay que abriu e administra a casa.

Aos pés da Igreja Nossa Senhora do Carmo e ao lado do Teatro Casa da Ópera (teatro mais antigo em funcionamento das Américas), o estabelecimento remete às tradicionais casas de pasta, os pastifícios da Itália, onde as massas são artesanais e frescas. Já o nome Mamma Roma é uma homenagem ao filme de 1962 do diretor italiano Pier Paolo Pasolini.

+Puerto Vallarta no México legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo

De acordo com o chef mineiro Anderson Vitorino, além da admiração pelo cinema de Pasolini, foram o amor pela comida e o respeito pela tradição da culinária italiana que levaram à abertura da casa de massas artesanais em 2015. “As histórias da nonna sobre como sua mamma abria a massa no rolo sempre me inspiraram, por isso resolvemos juntar as receitas de família com o prazer dos mineiros em receber amigos e familiares para comer”, conta.

Vitorino pesquisou ingredientes típicos da culinária de Minas Gerais, como o queijo Canastra, proveniente da região da Serra da Canastra e patrimônio imaterial do Brasil, a pimenta biquinho, a couve, o queijo minas, entre outros, para criar pratos para o restaurante. O resultado desse estudo pode ser degustado em duas criações exclusivas: o Ravióli Mineiro, que leva couve na preparação da massa e cujo recheio mistura os queijos Canastra e muçarela; e o Girasoli, massa em formato de flor com recheio de queijo minas e pimenta biquinho.

A casa ainda oferece outros pratos como a Lasanha especial do chef com queijo, aos molhos branco e funghi e gratinada no forno, o Risoto de Alho-Poró e Gorgonzola, além dos tradicionais Talharim e Nhoque Italiano. O grande diferencial do restaurante é a possibilidade de combinar as massas com o molho preferido, criando assim, mais de 30 combinações.

Patagônia gay friendly – O charme do fim do mundo

A maioria dos pratos tem como referência a gastronomia da região da Sicília, no sul da Itália. Dentre eles, destaque para duas entradas: a Bruschetta de Caponata Siciliana (pães italianos feitos na casa e cobertos com o tradicional refogado de berinjela) e o Arancini (bolinhos de risoto recheados com queijo).

Segundo o chef do pastifício, “o que garante a delicadeza da massa artesanal é a utilização de ingredientes frescos e de excelente qualidade, por isso dedicamos boa parte do trabalho à escolha de ovos caipiras e da melhor farinha de grano duro, responsável pelo famoso ponto al dente”.

O restaurante possui carta de vinhos com quinze opções de rótulos, em sua maioria italianos, e carta de cervejas artesanais da região. Para adoçar o paladar, a casa serve o Tiramisú, com um toque mais tropical por conta da presença do Limoncello (licor de limão siciliano), e o Gelato della Mamma, um sorvete artesanal com mel, nozes e tâmaras.

Além de contar com pratos artesanais e criações exclusivas, o ambiente é outro destaque do pastifício. O casario centenário é, sem dúvidas, um local exclusivo devido a seu ar intimista e descontraído. Em dois salões, amplas janelas emolduram a Igreja Nossa Senhora do Carmo, um dos pontos mais visitados da cidade, e criam uma atmosfera romântica nos jantares noturnos e qualquer casal fica à vontade para curtir esse clima. Nas paredes, cartazes do filme Mamma Roma de diferentes países decoram o restaurante e reforçam a homenagem ao diretor italiano, conferindo assim, um mergulho cultural e histórico guiado pela gastronomia.

Pastifício Mamma Roma

Endereço: Rua Costa Sena, 285 – Centro – Ouro Preto – MG

Telefone: (31) 3551-2940

Horário de funcionamento:

Quarta a sexta 19h-22h, Sábado 12h-15h e 19h-23h, Domingo 12h-15h.

Fórum de Turismo LGBT Top

Escrito por alexbernardes