in

Noruega LGBT: um destino para a diversidade

aurora boreal Foto Gaute Bruvik Medium
Aurora Boreal. Foto: Divulgação

Já vamos começar com uma lacração babadeira: a Noruega é o terceiro melhor país (de 49) da Europa para os LGBT+, de acordo com o ranking de 2018 da ILGA (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex), uma das entidades mais respeitadas dentro e fora da comunidade. Além disso é um dos primeiros países do mundo a criar uma lei de proteção que pune a discriminação contra gays e lésbicas, que hoje, também possuem importantes direitos como adoção, fertilização in vitro e casamento no religioso. Incrível, né?

Tanto respeito à diversidade só potencializa o orgulho que a Noruega tem dos seus LGBT+, sendo eles do povo ou celebridades de áreas de destaque como entretenimento, esporte e política. O clima é de igualdade, não há como não se sentir bem-vindx.

Happy Pride!

olso pride Medium
Olso Pride
Photo by Oslo Pride

A Parada mais famosa é a da capital. A Oslo Pride a maior celebração do Orgulho no país, que mais do que uma festa, é um momento em que milhares de pessoas são envolvidas por eventos com uma pegada cultural, política e artística, com um viés que usa do entretenimento para trazer à luz debates, ações e reflexões em cima dos direitos humanos e LGBT+. São 10 dias de programação com shows, exposições, exibições e claro, aquele fervo bárbaro, porque ninguém está mortx né? Outras cidades que também seguem essa linha são Bergen, Stavanger e Trondheim.

Orgulho além de Junho

Prinsesse Ingrid Alexandras Skulptur Park VO06404 Foto Didrick Stenersen Medium
Parque de esculturas da Princesa Ingrid Alexandra

 

Há mais eventos que fazem da Noruega um destino bem interessante para o público LGBT+. O Oslo/Fusion Film Festival acontece em setembro, onde o cinema se destaca com temas que trazem à tona identidade, gênero e sexualidade. Além dele, dá para se jogar no Skeive Ski, um festival de esqui que acontece no mês de março em Hemsedal, com competições de dia e a promessa de animadas noites. Para os brasileiros, um jeito super diferente e interessante de celebrar o Orgulho. Quer mais? A capital ainda oferece hotspots LGBT+ como bares, cafés e nightclubs, cuja lista dos mais bombados você confere em www.visitoslo.com

#lovewins

aurora boreal Foto Gaute Bruvik Medium
Aurora Boreal

 

O amor está no ar, nesse caso, da Noruega. Não há história que não fique marcada por um romance nas montanhas, fiordes e cachoeiras norueguesas. E dá até para pedir seu love em namoro ou em casamento sob o sol da meia-noite ou a belíssima aurora boreal. Aliás, apenas contemplar abraçadinhos já fará o momento mais que especial.

Como você pode perceber, a Noruega é um destino para amar. Amar a si, ao próximo, a natureza, a liberdade de ser quem é, a diversidade, enfim, a viagem. Partiu?

Sol da meia noite Foto Jørn Allan Pedersen Medium
Sol da meia noite

Vila Galé – Fortaleza

Escrito por marcellfilgueiras