A MSC traz pela primeira vez ao Brasil seu maior e mais moderno navio, o MSC Seaside. E também, pela primeira vez em 13 anos de existência, a ViaG foi convidada a conhecer um cruzeiro “para héteros”, sim entre aspas, porque os cruzeiros são para todos, mas nesse caso não era um cruzeiro temático focado na comunidade LGBTQIAP+.
No primeiro momento houve uma certa desconfiança da nossa parte, pois sempre tivemos receio de como seria a recepção de um LGBTQIAP+ em um cruzeiro majoritariamente frequentado por heterossexuais. Mas, pensando sempre em trazer novas experiências e dicas aos nossos leitores, decidimos aceitar. O que vimos foi realmente surpreendente.
+ Antártica receberá seu primeiro cruzeiro LGBT+
+ Conheça o luxo em alto mar com esse navio de cruzeiro da Celebity Cruises
+ U in Drag: cruzeiro fluvial terá rainhas do RuPaul´s a bordo
Assim como nos grandes cruzeiros gays temáticos, o que vimos no MSC Seaside foi muita diversidade e inclusão. A sensação de receptividade já começa no embarque onde nota-se de cara uma tripulação de múltipla nacionalidade, gênero e sexualidade. Uma verdadeira torre de babel onde todos se esforçam para falar o nosso idioma e receber os passageiros com atenção e carinho.
Todavia, o que mais surpreendeu positivamente foi a convivência dos passageiros. Barbies, Ursos, Pocs, Teens, Maduros, casais gays, casais de lésbicas, famílias LGBTQIA+ e pessoas trans se misturam com os outros passageiros em perfeita harmonia, sem olhares de estranheza ou pré-julgamento. Dentro deste pequeno universo de quase 4 mil “cruzeiristas”, o que impera é a naturalidade e o respeito das nossas diferenças.
Proprietários da loja Studio Pet Store, no bairro de Santana, em São Paulo, o casal Bryer Santos e Igor Egas, juntos há 4 anos, também se sentiram super a vontade dentro do MSC Seaside.
“A gente queria fazer uma viagem internacional, mas por conta dessas incertezas da pandemia a gente decidiu ficar no Brasil mesmo. Daí pensamos em algo no Nordeste, mas nossa agência indicou o cruzeiro e resolvemos arriscar. Estamos nos sentindo super bem recebidos aqui. Em nenhum momento senti olhares de julgamento ou discriminação por sermos um casal gay. Está sendo uma experiência incrível”, celebrou Bryer.
Também presente na primeira saída do MSC Seaside estava a Dentista, Miss Brasil Gay 2009 e Miss Trans Star 2019, Ava Simões. Simpática e elegante como uma Miss deve ser, Ava esbanjava beleza por onde passava e se sentiu muito à vontade em desfilar pelo navio.
“Eu amei essa minha experiência na MSC. Esta já é minha terceira experiência em cruzeiros, e em nenhum momento senti tratamento diferenciado por nenhum tripulante e de nenhum turista que estava no passeio. Recebo olhares sim, mas são olhares de admiração. De início, as pessoas ficam meio receosas de chegar para conversar, mas isso é uma questão de você dar abertura, de estar aberta para o novo, porque eu sei também que estamos de fase de adaptação, tem todo um processo que também tem que ser respeitado e entendido. Então, é sempre interessante isso, das pessoas observarem e quando elas têm uma oportunidade, elas chegam e elogiam. Elas querem saber mais sobre, e eu adoro ser esse veículo de informação, estou sempre aberta para isso. Em nenhum momento recebi olhares de indiferença ou de preconceito”, explicou Ava.
Para saber como foi a viagem completa, acesse os destaques do instagram da ViaG, está tudo lá. Inspire-se e se jogue na próxima saída.
Sobre o MSC Seaside
Considerado também o maior navio da temporada 2021/2022, o Seaside traz com ele muita tecnologia e modernidade traduzida nos conceitos arquitetônicos dos condomínios residenciais de Miami Beach.
O segundo navio da MSC a chegar em águas brasileiras, o Seaside ficará por aqui até março de 2022, período em que se encerra essa temporada. Sua primeira saída foi justamente a contada acima e teve embarque em Santos com roteiro de apenas 3 noites até Ilha Grande, litoral fluminense.
Todavia, outras saídas estão programadas com roteiros de seis, sete e oito noites. Todos os embarques serão pelo porto de Santos com destinos como Ilhabela, Ilhéus, Salvador e Maceió.
Com 323 metros de comprimento, 41 metros de largura, 72 metros de altura, o Seaside tem capacidade para transportar 5.080 mil hóspedes divididos em 2.026 cabines. Porém, seguindo os protocolos de biossegurança impostos pela ANVISA, o Seaside está operando com apenas 75% de sua capacidade total.
Carregando o título de maior área externa por passageiro do mundo, o Seaside impressiona de popa a proa até os mais experientes “cruzeiristas”. Logo na chegada, os passageiros entram por um atrium de quatro andares com paredes de vidro que dão vistas para o oceano e panorâmicas para o próprio navio. Neste espaço os hóspedes podem desfrutar de shows ao vivo e curtir bons drinks no Shine Bar. É neste grande vão que fica também uma dos lugares mais fotografados do navio, os três lances de escadas com degraus cobertos pelos famosos cristais Swarovski.
Deste espaço, que podemos considerar o coração do Seaside, os clientes têm acesso a outras áreas de convivência, como o glamoroso Champagne Bar localizado no sexto andar, o Esporte Clube Bar com uma ampla área externa, e o Seaview Lounge, um espaço dedicado a boa música e também com uma ampla área externa com mesas e espreguiçadeiras.
Já no décimo sexto andar fica o Miami Beach. Esse é o ponto do agito, é neste espaço onde se encontra o maior deck aberto do navio com uma grande piscina, bar, palco para shows e festas durante a noite. Alí fica também um dos restaurantes self service, o Byscaine Buffet.
Além disso tudo, na extrema popa do deck Miami Beach fica outra atração super concorrida, a Ponte dos Suspiro, uma passarela de vidro com 47 metros de altura e com vista para o mar e para a South Beach Pool, pisciana só para adultos localizada 9 andares abaixo. É de tirar o fôlego.
Entretenimento para todo mundo
Mas, não pense que acabou. O Seaside tem muito mais a oferecer quando o assunto é entretenimento. No Metropolitan Theater, teatro com capacidade para 850 espectadores, 3 apresentações super concorridas acontecem todas as noites. Além disso, duas pistas de boliche atraem os amantes do esporte. Logo ao lado, um simulador de fórmula 1 com uma réplica perfeita completa essa experiência.
Já o Forest Aquaventure Park é o espaço perfeito para a molecada se refrescar do calor. Várias piscinas com quedas d´agua, pontes suspensas, e um enorme toboágua completam a atração, que vamos combinar, muitos marmanjos também adoram. No total o Seaside oferece aos seus hóspedes seis piscinas e 4 toboáguas, além de duas tirolesas.
O navio ainda conta com três espaços para as crianças menores. O baby Club dedicado a primeira infância com monitores, o Mini and Junior´s Club e o Teens Club.
Para os adultos, o Seaside oferece também no sétimo andar um super equipado cassino, o único espaço interno onde se pode fumar, mas só quem estiver apostando. Destaque também para o Garage Disco, uma baladinha em estilo Rockabilly e Milkshake alá anos 50. Neste mesmo andar, o Heaven, um lounge com música ao vivo, quase sempre sertanejo, está sempre muito disputado.
Gastronomia variada
O Seaside oferece aos seus hóspedes um total de 11 restaurantes, 20 bares e louges, todos com vista panorâmica para o mar. Os destaques vão para os cinco restaurantes de especialidades, o Ocean Cay, o Butchur´s Cut, Asian Market Kitchen que inclui três diferentes especialidades e o Bistrot Lá Bohème. Estes restaurantes de especialidade não estão inclusos no pacote do cruzeiro e devem ser pagos a parte. Mas o Ipanema Restaurant e o Seashore, resturantes a la carte, estão incluídos. Para os que preferem uma alimentação mais rápida, a dica é para Market Place Buffet e o Biscayne com self service. Porém, por conta dos protocolos, ambos estão trabalhando no sistema buffet assistido.
Uma das experiências gastronômicas mais disputadas no Seaside é Teppaniaky Experience. Um show de entretenimento é apresentado pelos próprios chefes que cantam, dançam e animam os clientes enquanto preparam delícias da culinária oriental.
Wellness, Fitness e Beauty
No oitavo andar o Seaside fica o Aurea Spa, um spa balinês de luxo que oferece tratamentos exclusivos de relaxamento. Completa o Aurea uma área termal, com sauna seca com sal do himalaia, sauna úmida, piscinas termais e área externa com Jacuzzi e espreguiçadeira. Um salão de beleza, um espaço de manicure, e uma barbearia estão a disposição dos hóspedes.
Para os que não dispensam um bom treino nem quando estão de férias, uma academia com excelentes equipamentos está localizada no mesmo andar. O destaque fica para ótima área externa. Um close poder treinar com vista para o mar.
Compras, compras e mais compras
Como todo bom navio da MSC, o Seaside também oferece uma enorme variedade de lojas para os amantes das compras. Desde joias, artigos de beleza, lembranças da marca MSC e o famoso chocolate de luxo italiano Venchi estão a disposição. São 3 grandes áreas do navio dedicados a arte de gastar. PS: tudo em dólar.
MSC Yacht Club
Totalmente dedicado para a exclusividade, o Yacht Club do MSC Seaside é para aquele cliente que busca luxo e conforto no mais alto nível que um cruzeiro pode oferecer. Com suítes que variam de 23m2 a 62m2, equipadas com banheira nos banheiros e jacuzzis nas varandas, quando houver varanda, o Yacht Club também oferece espaço externo exclusivo para seus hóspedes com piscinas, bares e restaurantes. Essa categoria também possui serviço de quarto 24h, concierge 24h a disposição, além de embarque e desembarque diferenciados.
Tecnologia e sustentabilidade
O Seaside é um navio altamente tecnológico, tudo nele é pensado para que o hóspede consiga se orientar, fazer reservas e resolver problemas sem pegar fila na recepção. Várias telas de touch sreen estão espalhadas em todos os andares com mapas do navio e serviço de reservas. Tudo muito simples e intuitivo. Também é possível fazer agendamentos e reclamações diretamente de sua cabine discando 99 da sua estação telefônica. Além disso, tudo no Seaside é pensado para as questões ambientais. O lixo produzido no navio é devidamente recolhido e totalmente reciclado. Um sistema ultramoderno faz o tratamento de toda água utilizada no navio.
Protocolos MSC Seaside contra covid
Com os protocolos impostos nesse momento, todos bares, lounges e restaurantes estão trabalhando com capacidade reduzida. O mesmo vale para algumas atrações como o spa e academia, por isso é importante verificar se há necessidade de reserva. Já o Garage Disco está impedido de funcionar, apenas as pistas de dança externas no Miami Beach estão podendo funcionar. Os restaurantes de buffet estão funcionando de forma assistida, o que causa filas. Chegue mais cedo nos horários de café, almoço e jantar. Durante a navegação, todos os dias são sorteados 10% dos hospedes para fazerem teste antígeno sem custo. Para embarcar, os clientes devem apresentar comprovante de vacinação completa com pelo menos 14 dias passados da segunda dose, teste antígeno ou PCR negativo incluindo crianças à partir de dois anos. Está sendo exigido o uso de máscara dentro de todas as áreas do navio, exceto quando o hóspede estiver comendo ou bebendo.