in ,

LoveLove

Conheça os melhores passeios em Pipa, o novo destino LGBT+ friendly do Brasil

melhores passeios em pipa
Fairmont

Nos seus quase 7.5 quilômetros de extensão, o Brasil realmente tem uma das costas mais lindas do mundo. E o nordeste é sem dúvidas uma parte dessa joia que atrae milhares de turistas ao longo do ano. Mas um novo destaque se desponta para o turismo LGBT+ friendly, é Rio Grande do Norte, que reserva muitas surpresas para nossa comunidade. Nesta matéria trazemos os melhores passeios em Pipa para você curtir sem medo de ser quem você é.

Para os visitantes LGBT+ existem muitas opções de praias, ofertas de hotéis, pousadas e hostels prontos para receber e oferecer uma excelente experiência em viagem. Tudo isso combinado com uma variedade de passeios que podem ser a pé, barco, quadrículo ou de buggy. Tem muita coisa e é isso que mostraremos aqui.

Tudo começa no aeroporto de Natal, um dos mais bonitos e recentes aeroportos brasileiros, a sua enorme área favorece a não aglomeração e tem bons serviços para os viajantes. A partir dali, ou você pode ficar alguns dias para conhecer a capital, ou então seguir direto para um paraíso super cobiçado em nosso imaginário chamado Pipa.

VILA GALÉ RIO – LGBT
VILA GALÉ SP – LGBT

+ Destino turístico LGBT+ friendly, Bonito volta a receber visitantes

+ Turismo LGBT+ : 5 destinos internacionais para fugir do dólar alto

+ 5 motivos porque a Argentina é o destino ideal para os turistas LGBT+

A distância até Pipa é de somente 135Km, cerca de duas horas de carro. Existem várias opções de transporte, mas sugerimos o aluguel de um carro ou contratar os serviços da Potiguar Turismo que, além de ser membro da IGLTA (Associação Internacional de Turismo Gay e Lésbico), oferece serviços com motorista e carros confortáveis, limpos e higienizados.

melhores passeios em pipa
Paia do Amor

A estrada é excelente, mas tem bastante trafego e a atenção é sempre importante. Chegando em Pipa o ideal é seguir direto para seu hotel ou pousada, as opções são muitas e diversas. Pipa é daqueles destinos que oferecem desde Airbnb, hotéis grandes com piscinas gigantes, até pousadas muito charmosas no meio da natureza.

Há ofertas desde no centro da cidade ou algo mais inédito como o Kilombo Villas, intitulado “Eco Slow Paradise” e que se debruça sobre o mar em frente de uma praia praticamente virgem, a Sibaúma. A pousada possui apartamentos de três andares e terraços privativos.

Na cidade as opções vão depender do que busca numa viagem. Uma das mais tradicionais pousadas é a Xamã que é gerenciada por uma família, aliás, depois de uma estada por lá, você vai chamar de “sua família”. Os apartamentos são muito bem decorados, camas com dossel, alguns com banheiras nas varandas e uma excelente piscina para ‘pós praia’ ou nada de praia e ficar por ali mesmo. A pousada fica a poucas quadras dos restaurantes, da vila e alguns poucos quarteirões até as praias. Turistas LGBT+ são muito bem-vindos e o carinho da família é algo que faz toda diferença na estada.

melhores passeios em pipa
Pousada Xamã

Melhores passeios em Pipa

Para fazer os melhores passeios em Pipa, o melhor é se programar e ler um pouco a respeito pois são muitas as opções e lugares para se visitar. Para o primeiro dia de praia sugerimos ir logo na mais famosa, a Praia do Amor.

Para chegar lá, há um acesso por algumas escadas de madeira, que são bem do tipo “instagraveis”. As cenas do mar e do paredão de areia que circula a maioria das praias são lindas. Esteja preparado para caminhar e não esqueça que terá que voltar, no caso, pelas escadas.

Chegando na praia do Amor a gente já entende que está no paraíso. Pequenas praias com pedras e piscinas naturais te esperam. E para nossa alegria tem a barraca de duas lésbicas que dominam a área: PIPAradise Beach Bar. Com duas enormes bandeiras rainbows para dar as boas-vindas, já bate aquela emoção e a sensação de acolhimento que alí é o seu lugar. Com cadeiras e barracas de sol, o serviço é delicioso e amigável. Petiscos e bebidas geladas é um convite prazeroso para passar o dia na praia ao som do mar e a brisa nas árvores.

Piparadise 2 Grande
Redario do PIPARadise

O seu primeiro almoço pode ser muito delicioso nos diversos restaurantes da cidade, mas tem um em especial que merece estar na sua agenda, só o nome já indica que está no lugar certo: Amô Restaurante e Tapiocaria. Basta subir as escadas que dão acesso a praia do Amor e chegará num platô com o restaurante de mesas espalhadas por uma grande área. Tem até uma rede sob a piscina, colocada estrategicamente para fazer muitas fotos legais.

amo tapiocaria 1 Grande
vista Aérea do Amô Tapiocaria e Bistrô

Apesar do complexo ser grande, o serviço e atendimento são tão bem administrados que irá parecer que é exclusivo. O cardápio é bem generoso e inclui peixes, frutos do mar, casquinha de siri e muitas outras coisas. Experimente o peixe lampião, e como você já perdeu muitas calorias descendo e subindo escadas, termine com a famosa Brownioca, doce de leite com sorvete.

Para os primeiros passeios fora de Pipa, sugerimos ir para a Barra do Cunhaú, considerada o “Caribe do Nordeste” e ao chegar lá, é possível entender o porquê desse título, a região é cheia de histórias relacionadas aos holandeses.

O passeio começa numa enorme área de mangues que foi recuperada com projeto local e pela família do famoso Zequinha da Natureza Turismo. Um daqueles amantes da vida, mar, barcos de madeira e acima de tudo da preservação, além de ser um afortunado da indústria do camarão.

A praia é de areia branquíssima, águas na temperatura certa e redes no mar para que seu dia seja relaxante. Aprecie os camarões grelhados e ostras colhidas de um barco que acompanha todo trajeto. Alí também é uma das melhores regiões para prática de kitesurf.

À noite as opções de gastronomia são muitas e com excelentes ofertas para todos os bolsos e gostos. Da pizza deliciosa da Dall Italiano, prove a de “prosciutto funghi” é de comer de joelhos. Agora se você é daqueles que gostam de “algo diferente” e especial sugerimos o Exotica Pipa, com inspirações marroquinas em sua decoração e um cardápio incrível que inclui pato, coelho, opções veganas e chás especiais. O ambiente é muito agradável e atendimento ótimo.

Já para um jantar mais chique a sugestão é o Ú Bistrô com mesas num deque e um lindo ‘mise en place’, serviço impecável. O cardápio é sempre alterado para oferecer os alimentos mais frescos e que combinam em cinco sequências deliciosas, preparadas pelo Chef Tym Cardoso, sem dúvidas uma noite para agradecer e se surpreender com o grande potencial deste destino.

A sugestão do segundo passeio é um lugar preservado para sempre: Santuário Ecológico de Pipa. Lá fica a Chácara do Madeiro onde, ao mesmo tempo que é um monumento histórico, é também uma reserva ecológica e laboratório do futuro. Foi aqui que em 1980 o Sr. Charles Capelle se refugiou para escapar dos males da civilização e tentar estabelecer uma vida mais equilibrada, baseada na auto sustentação.

Santuário Ecológico 19 Grande
Vista do Santuário Ecológico de Pipa

São dezesseis trilhas abertas ao público muito bem conservadas, separadas por grau de dificuldade, na entrada o turista recebe um mapa com todas possibilidades. A área é enorme e proporciona encontros com micos e outros animais. Mas com certeza os mais impressionantes são os mirantes com vistas de tirar o folego e encantar a todos.

O final das trilhas é compensado com a chegada em uma das praias mais lindas do Brasil a praia do Madeiro. Ao passar por uma longa e preservada escadaria, eis que surge o mar verde-esmeralda com águas quentes e calmas próprias para banho, e surfe para iniciantes, ou “pegar um jacaré”. A estrutura de barracas é outra boa surpresa, basta escolher uma e seu dia estará completo.

Se você não é chegado em trilhas a sugestão é a praia do Curral, que é conhecida como Baía dos Golfinhos pela presença constante desses mamíferos. É importante conferir a “tábua” de marés, pois o único acesso é pela praia na maré baixa vindo da praia do Madeiro ou da praia do centro.
Vale ressaltar, que a preocupação com a natureza e a preservação dessa linda região é a motivação do trabalho realizado pelo movimento Preserve Pipa. É uma iniciativa de sucesso dos integrantes da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau em prol de uma coexistência harmoniosa entre a natureza e as empresas locais.

Baia dos golfinhos 1 Grande
Baía dos Golfinhos

Para finalizar a jornada, a sugestão é o passeio de barco na lagoa dos Guaraíras, que pode ser em lancha privada ou no traslado regular da Pipa Park passeios, cuja tripulação irá levar para conhecer essa lagoa e seus “braços” de mar. Tem uma parada no meio da lagoa para drinques e o retorno será com direito a ver o inesquecível pôr do sol.

Sem dúvida, conhecer esta região será uma grata surpresa e esperamos ter despertado seu interesse, não vão se arrepender.

Lembrando que durante a pandemia do covid-19 todos os cuidados com os protocolos estão sendo cumpridos por todos os hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, lanchas, carros e tudo aquilo necessário para que sua visita seja bastante segura e muito prazerosa. Uso da máscara, álcool gel e distanciamento sempre sendo realizados com muita responsabilidade por todos envolvidos.

Por Clovis Casemiro

Imagens Preserve Pipa 2021 27 of 30 1 Grande

GUIA LGBT RECIFE

Escrito por alexbernardes