in

Fun Home – Uma Tragicomédia em Família

Fun HomePoucos anos atrás as graphicnovels ou histórias em quadrinhos eram consideradas passatempo ou “literatura para preguiçosos”. Tudo mudou com o sucesso e boom comercial de Persepolis, a excelente e emocionante graphic novel de MarjaneSatrapi, que narra sua história familiar vivendo a infância e adolescência sob o terror do Irãe a subida do aiatolá Khomeini ao poder. O livro virou filme, muito premiado.
As graphicnovels hoje em dia são um território muito interessante de experimentação ficcional e de arte. E são comparadas a alta literatura por alguns críticos. É o caso deFun Home – Uma Tragicomédia Familiar, da autora lésbica Alison Bechdel. Bechdel fez o seu coming out aos 19 anos, meses depois da morte de seu pai. Hoje mantém um site/blog “DykestoWatch Out For”, publica tiras em vários jornais nos Estados Unidoseé uma escritora afiada, saturada de referências literárias e psicológicas.
Fun Home, lançado em 2007, é uma história autobiográfica e conta a sua experiência ao crescer em uma casa dominada pelo comportamento bipolar de seu pai, administrador da funerária herdada por sua família e que, Bechdel viriasaber depois, reprimia sua homossexualidade desde a juventude. A história não só apresenta o comportamento errático do pai sobre a família e, principalmente, sobre ela mesma – inclusive no descobrimento de sua própria homossexualidade.
O livro é uma tentativa de entender a figura humana do pai e compreender a dimensão de suas frustrações e sofrimentos, que viriam levar a um final dramático e misterioso.
Fun Home venceu o EinsnerAward, o prêmio mais importante dos quadrinhos no mundo e considerado o livro do ano peloNew York Times, L.A. Times e diversos suplementos literários, confirmandoa importância da história em quadrinhos nos dias atuais.
A honestidade emocional com que a autora escreve e desenha o seu passado é perturbadora. A leitura é quase um ato de voyeurismo. Quando tenta analisar as suas recordações percebe que sempre esteve num mundo de ilusões. Os seus pais tentaram sustentar um mundo que não existia, onde nunca poderiam ser felizes.
Uma história em quadrinhos para ser lida e relida mil vezes.Alison Bechdel acaba de lançar pela Cia. das Letras outra graphic novel no Brasil: Você é Minha Mãe?

Alison Bechdel – Editora Conrad – R$ 47,00

Axel Miami – Banner

Escrito por anacarolina