in

Deauville e Rouen, dois destinos incríveis para você curtir o Dia dos Namorados

Orla de Deauville
Orla de Deauville

A medida que se aproxima os dia dos namorados, cresce a busca por roteiros românticos ao redor do mundo. Para os leitores da ViaG, nossa dica é a França, mas nada de Paris. Nosso destino dessa vez é o norte, a Normandia. Essa região é uma das mais charmosas do país. Uma mistura de sofisticação e simplicidade. De lá saem os melhores queijos e cidras do mundo, além de ser o berço do famoso movimento impressionista eternizado pelas obras de Claude Monet e a última parada da lendária Joan D´arc.

 

Deauville

Cenário de romances clássicos como A Man and a Woman de 1966, há muito tempo Deauville tem sido a casa de praia da alta sociedade francesa e muito conhecido como a Riviera parisiense. Por oferecer tranqualidade e exclusivismo, a cidade se tornou um refúgio das grandes estrelas em feriados e férias. Ao longo do charmoso deck da praia encontram-se restaurantes, clube de esportes, galeria de arte e um vestiário no estilo das antigas casas de banho com cabines que recebem o nome das estrelas hollywoodianas que ali estiveram. Perfeito para um passeio romântico.

Leve seu amado para assistir uma legítima corrida de cavalos enquanto almoça no deslumbrante restaurante do hipódromo com vista panorâmica para a pista de corridas. Aproveite para apostar em algum cavalo, talvez seja o seu dia de sorte. A diversão dura o dia inteiro. A entrada é bem acessível e ao contrário do que todo mundo pensa, o esporte é bem apreciado por todas as classes sociais e idade, pelo menos na França.

Não deixe de fazer uma visita ao centro hípico da cidade para assistir a um jogo de Polo. O esporte não é popular no Brasil, mas certamente você mudará de ideia depois de assistir uma partida, é emocionante. E o mais importante, não perca a oportunidade de refazer a cena de Julia Roberts no clássico Pretty Woman onde ela tapa os buracos abertos na grama durante o intervalo do jogo.

Deauville é também conhecida por possuir um dos melhores hotéis de golfe da Europa, além dos cassinos luxuosos instalados em prédios imponentes.

A cidade é cenográfica. Durante o verão europeu fica repleta de flores e suas ruas cheias de turistas desfrutando de seus restaurantes. Muitos deles são especializados em frutos do mar. O romance se espalha, casais apaixonados desfilam e expressam orgulhosamente seu amor pelas ruas e praças.

O clima é totalmente gay friendly por natureza. A população local é altamente educada apoia a diversidade e incentiva as iniciativas do centro de turismo da cidade que tem promovido incansavelmente o destino como gay friendly.

O acesso a Deauville é muito simples. Saindo de Paris a viagem leva apenas duas horas de trem e é a última parada, não tem como errar.

Rouen

Bem vindo à terra de Joana D´arc. Apesar de não ter nascido em Rouen, foi aqui que Joana passou seus piores dias e onde foi queimada em praça pública, o que lhe rendeu o título de Santa e padroeira da França.

Rouen foi, no auge da idade média, uma das cidades mais ricas da França. Sua localização privilegiada, próxima ao mar e cortada pelo rio Sena, fez do local um porto importante na importação e exportação de produtos. Esse desenvolvimento começou mais forte no século IX quando foi invadida pelos vikings, também conhecidos como Normanni (homens do Norte). Assim, a região foi chamada de Normandia e, em 911, cedida formalmente pelo rei francês Carlos III aos conquistadores, através do Tratado de Saint-Clair-sur-Epte. Nesse acordo, Rollo, líder dos vikings, ganharia as terras da região, mas deveria protegê-la de outras invasões bárbaras e também se converter ao Cristianismo.

Toda essa riqueza fez da cidade um pote de ouro muito cobiçado pelos ingleses que a tomaram durante a conhecida “Guerra dos Cem Anos”.  Foi nessa guerra que Joana D’Arc, que lutava pelo lado francês, foi aprisionada, julgada e executada na cidade, ainda sob domínio dos ingleses, em 1431. Com a vitória dos franceses, a cidade voltou para o domínio da França. Por sorte foi poupada da destruição e saques durante a revolução francesa. Mas anos depois teve boa parte destruída pelos bombardeios da segunda grande guerra.

Porém, boa parte de seu casario típico sobrevive até hoje, e o caminhar por suas ruas medievais é um viagem por sua história. Uma visita a catedral de Notre Dame, uma das mais belas obras da arquitetura gótica é obrigatória. Situada no coração do centro histórico, ela resume a evolução da arte gótica.

Sua construção começou no século XII, sobre as fundações de uma basílica do século IV e de um conjunto românico do século XI. Foi retratada por Monet em uma série de quadros, que mostravam os efeitos da luminosidade em sua fachada em diferentes momentos do dia. Chegou a ser destruída em 1944, pelos bombardeios aliados.

Não deixe de visitar também a catedral de Joana D´arc. A igreja foi construída no local onde a guerreira foi queimada viva e sua arquitetura moderna se destaca ao centro da praça do antigo mercado, cercada por prédios típicos da Normandia medieval. Seu desenho lembra labaredas de fogo, uma alusão a fogueira que pois fim a vida de Joana. Emocionante.

A arte está viva em Rouen. Foi lá que Claude Monet, o maior nome do movimento impressionista se destacou no mundo das pinturas. Esse estilo nasceu na segunda metade do século XIX, a partir de uma de suas obras “Impressão, nascer do Sol”. Esse movimento revelou também outros grandes nomes como Renoir e Alfred Sisley. Seus quadros retratam a luz enigmática em constante mudança do vale do Sena na Normandia. Algumas de suas obras são expostas no museu de belas artes da cidade e ver de perto um quadro original é um privilégio.

Rouen ainda oferece inúmeros jardins deslumbrantes e inspiradores, além de passeios pelo rio Sena. A comunidade gay é pequena, porém muito acolhedora. É uma ótima escolha para quem ama a França e quer passa o dia dos namorados longe da agitação de Paris.

Serviços:

Deauville

Onde se hospedar:

Hotéis Luciene Barrière

www.lucienbarriere.com

Onde comer:

Restaurante L´Etrier

End: Hotel Royal Barrière.

 

Rouen

Onde hospedar:

Mercure Hotel

End:7 Rue de La Croix de Fer

www.mercure.com

 

Onde Comer:

La Couronne.

End: Place du Vieux Marché

www.lacournne.com.fr

Vila Galé – Fortaleza

Escrito por alexbernardes