in

Brenda Lee: veja a história da militante transexual destaque do Google

[pro_ad_display_adzone id="16993"]

Esta terça-feira (29) foi dia de homenagear Brenda Lee e é muito importante que você saiba quem é esta personagem da história LGBT. A homenageada pelo Google em sua página inicial foi uma importante militante transexual brasileira.

Nascida como Cícero Caetano Leonardo, no interior de Pernambuco, Brenda era afeminada quando criança, despertando o pior em outros, sendo alvo de preconceito desde já. Inicialmente, adotou o nome social de Caetana, mas ao se estabelecer em São Paulo, escolheu o nome que a tornaria conhecida: Brenda Lee.

Ela chegou à capital paulista quando tinha apenas 14 aos e tornou-se figura conhecida e festejada do barro do Bixiga. Comprou uma cada nesse bairro e acolheu o primeiro portador de HIV em 1984, em uma época em que predominava muita desinformação e preconceito sobre Aids, quando até mesmo os familiares rejeitavam quem sofria da doença e não haviam infraestrutura para acolher quem recebia alta hospitalar e não tinha onde morar.

[pro_ad_display_adzone id="16989"]

A, então, Casa de Apoio Brenda Lee, também conhecida como Palácio das Princesas, foi instituída formalmente em 1988, para abrigar pessoas homossexuais e portadores de HIV rejeitados por parentes. Além disso, visava dar assistência médica, social, moral e material, fossem travestis ou não. A casa, que ficava na Rua Major Diogo, começou com três pacientes ainda no ano de sua compra.

[pro_ad_display_adzone id="16990"]

No dia 28 de maio de 1996, Brenda foi brutalmente assassinada com um tiro na boca e outro no peito e seu corpo foi encontrado dentro de uma Kombi em um terreno baldio.

E é com essa história de luta e garra que Brenda nos deixou e, obviamente, o Google não deixou passar, deixando sua singela homenagem como forma de relembrar o legado dessa guerreira, chamada Brenda Lee.

 

Conteúdo original.

anacarolina

Escrito por anacarolina

Diretora e editora da Revista ViaG