No último domingo (10), a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi a grande estrela da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, onde foi coroada como madrinha. As ruas do centro de Salvador se encheram de cores e energia, com uma multidão que se reuniu para celebrar e lutar pelos direitos da nossa amada comunidade LGBTQIAPN+. Esse evento marcante também marcou o encerramento oficial da V Semana da Diversidade.
E não foi só a Ministra Margareth Menezes que recebeu essa honra. O Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e de Combate à LGBTfobia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Márcia Teixeira, e a Vice-Prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, também foram homenageados.
A concentração aconteceu no Campo Grande, e o tema deste ano foi “Por mais diversidade no mundo corporativo”. O Palco da Diversidade brilhou com artistas transformistas e atrações musicais incríveis. A abertura do desfile dos trios elétricos foi emocionante, com discursos de representantes do Grupo Gay da Bahia (GGB), autoridades e ativistas que comemoraram a coroação das madrinhas e do padrinho da Parada, seguido por um show incrível da cantora Juliana Ribeiro.
Nossas ruas vibraram com a alegria de oito trios elétricos que nos levaram pelo circuito do Carnaval, embalados por muita música eletrônica e apresentações de talentos locais.
A Ministra Margareth Menezes enfatizou a necessidade de garantir que os direitos da comunidade LGBTQIA+ sejam respeitados, afirmando que esses direitos devem ser tão inquestionáveis quanto os de qualquer brasileiro. Ela agradeceu pela homenagem e reafirmou seu compromisso em fortalecer a democracia.
Durante o evento, a Ministra também fez um emocionante apelo contra a violência, a incompreensão, a discriminação e o preconceito, pedindo por um mundo mais inclusivo e justo.
A VII Semana da Diversidade e a 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia foram organizadas pelo GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, diversas secretarias, a Prefeitura Municipal de Salvador, além de patrocinadores como a Dow Química, InterPride, Atacadão Atakarejo e Inklusão. Vamos continuar unidos e fortes, lutando por um mundo onde todos nós possamos viver com amor e igualdade.