in ,

Uruguai decide diversificar a oferta do turismo LGBT+

uruguai

No último dia 28 de junho, o Ministério de Turismo do Uruguai iniciou uma das suas metas para a promoção do turismo LGBT+ no país. Com uma festa online, comandada por Mario Pacheco e Loli Arana a live teve mais de 15 mil interações e mostrou a esse segmento que estarão na lista de prioridades do órgão de turismo do país.

Uma das metas da Secretaria de Turismo para o quinquênio será “desenvolver e promover produtos e serviços turísticos para o coletivo LGBT+”, adiantou o Ministro de Turismo, Germán Cardoso. Desde o Ministério de Turismo “apostaremos a ampliação e diversificação da oferta a esse segmento: necessitamos estimular o desenvolvimento de propostas especializadas que nos permita fortalecer o posicionamento regional e crescer o mercado internacional”, acrescentou o assessor do Ministério, Oscar Iroldi.

uruguai
Oscar Iroldi à direita na foto com a equipe da Plural Tours durante o Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2019

O estímulo e o trabalho relacionados com privados para a diversificação da oferta de entretenimento, como a especialização no turismo de lua de mel e casamentos ou até o desenvolvimento de Festas do Orgulho, formam parte da agenda. “Necessitamos trabalhar com todo o setor turístico que aposta no crescimento do mercado LGBT no país”, enfatizou Iroldi.

+Número 1! Uruguai é o país mais seguro e amigável para os LGBT+ na América Latina

+Uruguai é um dos destinos mais LGBT+ friendly na América Latina

+Turismo LGBT+ : 5 destinos internacionais para fugir do dólar alto

Uruguai é um exemplo pela atenção e respeito a todas as pessoas e seus direitos, elementos que valeram o reconhecimento internacional e sua capacidade de atração como o destino turístico LBGT latino-americano melhor ranqueado.

Desde suas raízes o Uruguai é uma nação com forte vocação democrática, aberta, intiscriminatória e integradora. Desde o começo do século XX Uruguai promulgou uma legislação avançada em reconhecimento dos direitos laborais e sociais. Na atualidade conta com leis contra o preconceito, mudança de sexo registral, de união concubinária, adoção, matrimônio igualitário e de inclusão da população trans.

Adrian Russo, presidente da Câmara de Comércio e Negócios LGBT do Uruguai destaca a importância de continuar o trabalho de capacitação do mercado para o bom atendimento ao turista LGBT+ .

“É necessário continuar investindo em conhecimento, em profissionalização, adaptando-se à nova era que já estava chegando, mas que a pandemia se acelerou dramaticamente. Deve-se notar que, apesar da pandemia, nossa Câmara continua atraindo novos parceiros, não apenas nacionalmente, mas também internacionalmente, um sinal claro de que existe um interesse específico no desenvolvimento de seus negócios em nosso país”, comentou Russo em exclusiva para a ViaG.

uruguai
Adrian Russo palestrando durante o Festival de Turismo de Gramado 2019

Vale lembrar que em 2019, o Uruguai foi eleito o país mais seguro para pessoas LGBT+ da América Latina pelo guia alemão Spartacus.

Festuris 2020

Escrito por alexbernardes