in

Parada Gay de Curaçao pede aprovação do casamento LGBT com muita festa na ilha

Por Felipe Abílio

A 6ª edição da Curação Pride, que aconteceu na tarde de quinta-feira (27), levou cerca de 850 pessoas para as ruas com o tema “Unidos somos um” e marcou a história da ilha. Pela primeira vez, Curaçao reuniu os documentos e recebeu o apoio do Primeiro Ministro do país, Eugene Rhuggenaath, para colocar em pauta no Parlamento a discussão sobre a legalização do casamento LGBT.

Com a presença de Marilyn Alcala Walle, Ministra da Ciência, Cultura, Educação e Esporte, ela abriu o discurso da festa falando sobre a igualdade e direitos iguais para todos. “Não acredito em uma cultura de violência, mas em uma cultura em que podemos trabalhar juntos para construirmos um futuro muito melhor”, disse ela durante o discurso.

Após a caminhada pela Breedestraat, uma das principais ruas da cidade, a festa continuou na praça de Wilhelminaplein com shows musicais e discursos de apoio. O documento que será enviado ao parlamento foi apresentado a comunidade e aplaudido com entusiasmo.

“Este é um momento muito importante para nós, estamos avançando e conquistando nossos direitos e queremos mais. Me sinto fantástico por estar no meio dessa festa com toda a comunidade e muito esperançoso com tudo o que está acontecendo”, disse Jaret Sprock, morador de Curaçao e que se apresenta também como a drag queen Pepper Catana.

Programação divertida

pool party Copy
Beach Party do Momba Beach Club

A semana de Curaçao foi agitada. No primeiro dia, na quarta-feira (26), o público foi convidado para curtir um coquetel de lançamento da Parada LGBT no simpático Chin Chin Loungebar com muita música latina e até brasileira. Já na quinta-feira (27), o after party após a Parada aconteceu Club Vanilla.

Na sexta-feira (28), o Papagayo Beach recebeu a festa Rainbow Louge Tour, com apresentações dos DJs Ephrem J & friends e DJ Eli. A decoração de unicórnios deu um clima a mais para a festa que acabou após a meia noite.

No sábado (29), todos acordaram antes do almoço curtir a Beach Party do Momba Beach Club. Com bandeiras de arco-íris espalhadas por toda a praia, a drag queen Tiffany Fantasia, de Miami,começou sua apresentação fazendo todo mundo sair da água para ver o show. O dia foi embalado pelos DJs Nena e RO-1.

No sábado, a White Party fechou a Pride Week com uma festa animadíssima no clube Spoonz. Famosa na região, todos tiram as melhores roupas brancas do guarda-roupa para dançar ao som dos hits latinos mais bombados. Antes da apresentação dos artistas locais Gentz, MC Don T, Menasa, o público brasileiro foi surpreendido pelos Djs com as músicas brasileiras “Bumbum Tantan” e “Vai Malanda”.

Veja a galeria de fotos:

*O repórter viajou a convite do Curaçao Tourist Board com seguro Affinity.

Vila Galé – Fortaleza

Escrito por felipe