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MS confirma participação no Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2020

Fórum de Turismo LGBT

Durante o Abav Collab, evento virtual realizado pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens, acorrida na semana passada, Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur) confirmou a participação do estado no Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2020, evento promovido pela Revista ViaG, que ocorrerá online entre os dias 23 a 27 de novembro.

“Na edição passada, fomos no Fórum de Turismo LGBT do Brasil para conhecer o mercado, aprender sobre o perfil do público e como trabalhar com ele. Nesse ano, nosso objetivo principal é mostrar o Mato Grosso do Sul e seus diferenciais para o segmento, e depois, desdobrar isso em capacitações e outras ações para o mercado”, afirma.

O Fórum de Turismo LGBT do Brasil que originalmente estava agendado para acontecer presencialmente em 9 de junho de 2020, precisou ser adiado e transportado para o formato digital, devido aos desdobramentos da pandemia de covid-19.

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A programação digital será dividida em cinco blocos de com dois temas. Os 30 minutos iniciais serão dedicados a um painel com dois convidados e os 30 finais darão espaço a apresentações curtas de workshops de produtos e destinos. O conteúdo veiculado será gravado em HD nos estúdios da R1 Soluções Audiovisuais montado no hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, e disponibilizado um bloco por dia nas plataformas digitais do Brasilturis Jornal e da Revista ViaG.

A presença do MS no Fórum reforça o conjunto de ações desenvolvidas pelo estado, para valorizar o público LGBT+, que incluem palestras, capacitações e campanhas turísticas promocionais. Em 2019, Alex Bernardes, diretor comercial da Revista ViaG e idealizador do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, palestrou sobre as especificidades do nicho no seminário “Isto é Mato Grosso do Sul”. O especialista também foi responsável por ministrar workshops sob o tema na região.

“Já tivemos aqui no MS seminários e capacitações, temos uma comunicação específica e agora, vamos lançar novas campanhas. Conseguimos também identificar quem são os empresários que estão trabalhando para nesse nicho e vamos levá-los conosco ao Fórum. Queremos conectar nosso destino com o trade a fim de e promover negócios”, enfatiza.

Bruno relata que esteve em reunião com Leonardo Bastos, subsecretário Estadual de Políticas Públicas LGBT do Mato Grosso do Sul, o qual se mostrou positivo com as ações da Fundtur para com o público LGBT.

Fórum de Turismo LGBT
Bruno Wendling – Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

“É importante frisar que fizemos uma preparação de trabalho que dura quase dois anos. Buscamos especialistas para aprender sobre o público, conhecer o mercado e só depois agir. O trade recebeu muito positivamente esse trabalho, prova disso foram as salas lotadas no workshop em tivemos pessoas de Bonito e demais regiões se deslocando até Campo Grande para assistir”, reforça.

O executivo ressalta também, que uma das preocupações está em orientar corretamente esses profissionais para que eles promovam um atendimento respeitoso, fazendo com que o público se sinta confortável no destino. Dentre as áreas trabalhadas, estão passeios para casais LGBT, atividades de aventura, contemplação, gastronomia e a cultura local.

As inscrições  para o Fórum de Turismo LGBT do Brasil serão abertas no final de outubro, diretamente no portal, e os 300 primeiros agentes de viagens e operadores de turismo que se inscreverem receberão em casa uma caixa com um brinde personalizado do evento e material promocional dos patrocinadores.

Fórum de Turismo LGBT do Brasil
Auditório lotado durante a edição 2019 no hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo.

O Fórum de Turismo LGBT do Brasil conta com os patrocínios da R1 Soluções Audiovisuais, Pullman Vila Olímpia, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, ProColombia, Miami CVB, Hertz Rent a Car, CC Hotels, entre outros. Além disso, conta com o apoio institucional da IGLTA  (Associação Internacional de Turismo LGBT) e ABAV São Paulo.

Para Alex Bernardes, diretor do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, o momento requer uma reestruturação de pensamento nos eventos de maneira a garantir a otimização dos recursos dos patrocinadores, principalmente do setor de turismo que foi muito atingido pela pandemia do Covid-19.

“Estamos muito concentrados em realizar um evento que tenha foco em conteúdo, por isso acreditamos que agora, mais do que nunca, é o momento do famoso menos é mais. Vamos fazer um evento simples, de apenas uma hora por dia, que será disponibilizado em todas nossas plataformas digitais para que agentes de viagens e operadores possam acessar quando quiserem, sem grandes espetáculos e mecanismos que burocratizem a audiência. Queremos um evento descomplicado e que traga uma excelência no conteúdo e na qualidade de forma a garantir a melhor entrega possível do investimento dos nossos parceiros“ , completa Bernardes.

Fórum de Turismo LGBT do Brasil
Alex Bernardes durante Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2019

Festuris 2020

Escrito por alexbernardes