Descobertas é o novo livro da hoo editora, especializada em literatura LGBT
A hoo editora, especializada em literatura LGBT, lança um novo romance no dia 21 de maio, na livraria Realejo, em Santos. O livro Descobertas, de Nyna Simões, conta a história de Ana, personagem controversa que resolve viajar com sua companheira Júlia, em uma tentativa de resgatar o casamento já desgastado. Lá, acabam conhecendo um casal heterossexual que vive um relacionamento aberto, e essa convivência será suficiente para tumultuar ainda mais a relação delas.
+História de uma das primeiras transexuais do Brasil é retratada no espetáculo “Joelma”
Com escrita leve, bem-humorada e sarcástica, Nyna, 27 anos, é formada em comunicação social e atualmente trabalha como gerente de projetos em uma agência de publicidade. A vontade de escrever começou ainda na infância, quando imaginava histórias e as transformava em poemas, roteiros e contos.
“Gosto de coisas verdadeiras, não sou chegada em enrolação e mocinhos e vilões, a vida não é assim. Quis mostrar como vivem ou sobrevivem alguns relacionamentos que estão longe de ser perfeitos e escolhi duas mulheres, porque quis falar de algo que entendo e vivo. Relacionamentos de um casal gay em nada diferem de um casal heterossexual: há problemas, ciúmes, brigas, separações, toda a parte ruim também”, explica a escritora.
Nyna conta que a construção de Ana foi bastante difícil. A personagem principal é forte, ainda em processo de descoberta de si mesma e, por isso, cheia de defeitos. O machismo é o principal deles, mesmo que isso pareça extremamente distante do relacionamento homoafetivo que ela vive.
“Quis mostrar a Ana como protagonista dela mesma. A história é sobre ela, sobre o relacionamento dela, seus pensamentos, atitudes, seu modo de falar, seus aprendizados, amadurecimento. Essa é a história de uma mulher lésbica, que reproduz o machismo sem entendê-lo”, explica a autora.
Descobertas é título e conteúdo. Para Nyna, enquanto estamos respirando, estamos aprendendo, e é assim que a personagem Ana vai despertar e se transformar. “O livro mostra o exercício daquilo que se aprende como uma forma de mudar o presente e até mesmo os desejos, porque cada coisa que é construída dentro de si, te modifica. Um coração que aprende a amar, uma cabeça que aprende a pensar, os olhos que veem o que realmente interessam e a maneira como você escolhe as palavras e como dizê-las mudam radicalmente uma pessoa”, conta.
A nova obra da hoo está longe de ser o romance ideal, como a própria autora assume. O grande objetivo é que os leitores se identifiquem com as falas, pensamentos e atitudes de Ana. “Na maioria dos romances existe o casal perfeito, com as pessoas perfeitas que depois de passarem por mil coisas, vivem suas vidas juntas perfeitas. Nada disso! As pessoas são todas erradas, vivendo várias coisas erradas, e tudo permanece errado sempre porque essa é a vida. A graça está em você não se julgar, em viver, aprender e curtir suas experiências junto das pessoas que você escolhe”, finaliza.
A hoo editora é especializada em literatura LGBT e aposta na temática como forma de combate ao preconceito e contribuição para a conscientização das pessoas sobre a diversidade. “Acreditamos no renascimento de boas histórias, em dar voz às pessoas, sem limitá-las à orientação sexual, e em retratar a vida como ela é, sem preconceitos nem vernizes sociais”, completa Juliana Albuquerque, publisher da hoo.
Serviço:
Descobertas, hoo editora, 160 páginas, R$ 29.90;
A noite de autógrafos acontecerá na Livraria Realejo;
Endereço: Avenida Marechal Deodoro, 2 – Santos-SP;
Data: 21 de maio
Horário: 18 horas