in , ,

Andorinha da Diversidade: Um dos símbolos de Portugal ganha versão LGBTQIA+

Andorinha da diversidade
[pro_ad_display_adzone id="16993"]

Uma das peças mais icônicas da representação portuguesa agora terá sua versão LGBTQIA+. A famosa andorinha criada por Bordallo Pinheiro, cuja patente foi registada em 1896, se vestiu com as cores do arco-íris para renascer como a  “Andorinha da Diversidade”.

A Bordallo Pinheiro e o Turismo de Portugal pegaram na andorinha original e criaram um símbolo que representa a multiculturalidade do nosso país,  através da  multicolorida “Andorinha da Diversidade”, afirmou Nuno Barra, admistrador da Bordalho Pinheiro.

+ Governo de Portugal reforça financiamento de projetos LGBT

[pro_ad_display_adzone id="16989"]

+ Turismo LGBT: Portugal lança sua primeira campanha focada no segmento

+ Conheça a Variações, associação que está inserindo Portugal no mapa do turismo LGBT+

Barra inda ressaltou: “Esta parceria com o Turismo de Portugal é um motivo de grande regozijo para a nossa marca, que pretendemos seja cada vez mais global. Ao criarmos esta “Andorinha da Diversidade” com o Turismo de Portugal vamos, em conjunto, dizer ao Mundo que o nosso país, além de ser um dos melhores destinos turísticos a nível internacional, é um país inclusivo e que recebe todos da mesma forma, sem olhar à cor da pele, à religião, ao país e cultura de origem, ao género ou à orientação sexual. Afirmamos, com esta Andorinha, o caráter afável e humanista do nosso povo. No fundo, esse era também o espírito de Raphael Bordallo Pinheiro, uma personalidade muito à frente do seu tempo que ajudou a quebrar muitos preconceitos e barreiras.“

O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, considera a “Andorinha da Diversidade” um símbolo que agrega as características e dimensões que ajudam a construir a imagem de Portugal nos mercados internacionais, referindo que “Portugal e os portugueses continuam a ter todos os atributos e competências que nos levaram ao topo, pelo que a ambição mantém-se: liderar o turismo do futuro, regenerando o nosso destino através de um forte propósito de receber todos  e respeitar todas as diferenças”.

Por que a Andorinha?

A peça foi concebida para representar o melhor  de Portugal,  um país aberto , disponível  para a descoberta, construtor de pontes,  de diálogo e de encontro de culturas e de povos das diferentes latitudes.

Tal como a andorinha, ave migratória que explora os recantos do mundo, Portugal está preparado para receber bem todos aqueles que querem visitar os seus recantos. A andorinha de asas pretas habita, desde os finais do século XIX, nas casas portuguesas e simboliza , o ninho, a harmonia, a felicidade, a prosperidade, mas também o amor, a lealdade e a fidelidade.

Conhecida como “ave da partida e do regresso”, a andorinha possui uma característica extraordinária: transuma no inverno e retorna no verão,  como  uma grande parte  dos  turistas que visitam Portugal e que regressam sempre. O símbolo de um país universalista, diverso e que sabe receber todos os que o visitam e respeitar todas as diferenças.   

[pro_ad_display_adzone id="16990"]

 

A Andorinha da Diversidade

Andorinha da Diversidade é comercializada numa caixa própria, identificada com um selo que simboliza comunicação, abertura e afetividade. A peça bordalliana, que encarna também o espírito e o sentimento do seu criador, está à venda pelo valor de 29 euros, sendo possível a sua aquisição nas lojas físicas da Bordallo Pinheiro e da Vista Alegre e na loja online www.bordallopinheiro.com.

 

Sobre a Bordallo Pinheiro

A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884, cruzando as artes tradicionais da cerâmica, a modernidade de diversos estilos que se anunciavam como o futuro, e a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro. Assim nascia a produção de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.

A aquisição da empresa por parte do Grupo Visabeira em 2009 resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional. 

Reconhecidas internacionalmente, as coleções da marca têm sido galardoadas com os mais altos prémios de design que premeiam o talento nesta área. Já fazem parte da história da Bordallo Pinheiro prémios como os German Design Awards, Iconic Awards e European Product Design Awards.

Atualmente, os principais mercados internacionais são a França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão. A marca está disponível, online, no mundo todo, conquistando cada vez mais admiradores.

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.

Avatar

Escrito por redacao