Escolher para onde se quer viajar é maravilhoso, mas por diversas crises mundo afora, há muitos que se veem obrigados a deixarem seus países em uma tentativa desesperada de apenas sobreviverem. Esse êxodo forçado tem sido constante (e triste) notícia na mídia, e se de algum modo você quer ajudar os refugiados, confira abaixo cinco ONGs para dar uma força à causa.
+ Preparadx? 5 hotéis de luxo LGBT+ friendly que abrem as portas em 2020
+ Noruega LGBT: um destino para a diversidade
+ A ViaG te indica seis capitais ótimas para você pedalar no verão
Abraço Cultural
http://www.abracocultural.com.br/
Aqui, os refugiados não só conhecem e se integram melhor a nossa sociedade como também mostram um pouco da sua, já que o Abraço Cultural emprega refugiados e migrantes para dar aula de idiomas e compartilhar sua cultura. Os voluntários podem ajudar na organização dos eventos e no atendimento aos alunos e professores. A ONG atua em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Endereços: R. dos Pinheiros, 706, Casa 6 – Pinheiros, São Paulo e R. Conde de Bonfim, 488, 3º andar – Tijuca, Rio de Janeiro.
Cáritas
http://caritas.org.br/
A Cáritas Brasileira atua em 450 municípios e é uma das 164 organizações-membros da Rede Cáritas Internacional, que possui como principal objetivo formar uma sólida rede de apoio para os migrantes e refugiados. Criada em 1956 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vem até hoje trabalhando o acolhimento e integração aos que chegam ao Brasil em busca de ajuda.
Endereço: SDS – Bloco P – Ed. Venâncio III Sala 410 – Brasília
Compassiva
http://compassiva.org.br/
O nome vem dos voluntários como “agentes de compaixão”, que desde 1998, atendem crianças, adolescentes, mulheres e refugiados em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo. O foco da Compassiva é fazer com que essa interação transforme vidas, de quem ajuda e de quem está sendo ajudado.
Endereço: Rua da Glória, 900 – Liberdade, São Paulo
Missão Paz
http://www.missaonspaz.org
Na ativa desde 1939, a ONG hoje oferece suporte completo aos imigrantes e refugiados, com assistência social, acolhimento, informações jurídicas, questões de documentação, serviços de saúde física e mental e até mediação de trabalho. Na Missão Paz, todos os voluntários passam por um treinamento adequado para atuarem com eficácia na área selecionada.
Endereço: Rua Glicério, 225 – Liberdade, São Paulo
PARR – Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados
https://www.refugiadosnobrasil.org/
O principal objetivo do PAAR é assegurar que os atendidos atinjam a autossuficiência por meio de seu próprio trabalho. Como ele faz isso? Sensibilizando a sociedade e a classe empresária, destacando como refugiados e solicitantes de refúgio podem contribuir com a economia do País. O programa foi criado em Outubro de 2011 pela EMDOC – consultoria especializada em imigração, transferências para o exterior e relocation – com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o Centro de Referência para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo.
Endereço: Rua José Bonifácio, 107 1º andar – Sé, São Paulo