Noruega LGBT: um destino para a diversidade

Noruega LGBT: um destino para a diversidade

Já vamos começar com uma lacração babadeira: a Noruega é o terceiro melhor país (de 49) da Europa para os LGBT+, de acordo com o ranking de 2018 da ILGA (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex), uma das entidades mais respeitadas dentro e fora da comunidade. Além disso é um dos primeiros países do mundo a criar uma lei de proteção que pune a discriminação contra gays e lésbicas, que hoje, também possuem importantes direitos como adoção, fertilização in vitro e casamento no religioso. Incrível, né?

Tanto respeito à diversidade só potencializa o orgulho que a Noruega tem dos seus LGBT+, sendo eles do povo ou celebridades de áreas de destaque como entretenimento, esporte e política. O clima é de igualdade, não há como não se sentir bem-vindx.

Happy Pride!

Olso Pride
Photo by Oslo Pride

A Parada mais famosa é a da capital. A Oslo Pride a maior celebração do Orgulho no país, que mais do que uma festa, é um momento em que milhares de pessoas são envolvidas por eventos com uma pegada cultural, política e artística, com um viés que usa do entretenimento para trazer à luz debates, ações e reflexões em cima dos direitos humanos e LGBT+. São 10 dias de programação com shows, exposições, exibições e claro, aquele fervo bárbaro, porque ninguém está mortx né? Outras cidades que também seguem essa linha são Bergen, Stavanger e Trondheim.

Axel Miami – Banner

Orgulho além de Junho

Parque de esculturas da Princesa Ingrid Alexandra

 

Há mais eventos que fazem da Noruega um destino bem interessante para o público LGBT+. O Oslo/Fusion Film Festival acontece em setembro, onde o cinema se destaca com temas que trazem à tona identidade, gênero e sexualidade. Além dele, dá para se jogar no Skeive Ski, um festival de esqui que acontece no mês de março em Hemsedal, com competições de dia e a promessa de animadas noites. Para os brasileiros, um jeito super diferente e interessante de celebrar o Orgulho. Quer mais? A capital ainda oferece hotspots LGBT+ como bares, cafés e nightclubs, cuja lista dos mais bombados você confere em www.visitoslo.com

#lovewins

Aurora Boreal

 

O amor está no ar, nesse caso, da Noruega. Não há história que não fique marcada por um romance nas montanhas, fiordes e cachoeiras norueguesas. E dá até para pedir seu love em namoro ou em casamento sob o sol da meia-noite ou a belíssima aurora boreal. Aliás, apenas contemplar abraçadinhos já fará o momento mais que especial.

Como você pode perceber, a Noruega é um destino para amar. Amar a si, ao próximo, a natureza, a liberdade de ser quem é, a diversidade, enfim, a viagem. Partiu?

Sol da meia noite

Deixe um comentário