in

Recife realiza programação especial para o Dia Internacional do Orgulho LGBT

[pro_ad_display_adzone id="16993"]

Nesta terça-feira (28), dia internacional do Orgulho LGBT, diversas cidades estão realizando comemorações para prestigiar a data.

No Recife, por exemplo, a programação começou às 6h da manhã, na praia de Boa Viagem, em frente ao edifício Acaiaca, com bandeiras do orgulho gay espalhadas em vários pontos e salada de frutas servidas no local.

[pro_ad_display_adzone id="16990"]

Às 18h, será realizada em frente ao Clube Metrópole, uma vigília em memória às vítimas de Orlando e todas as pessoas no Brasil que foram vítimas de homo, lesbo e transfobia. À 19h, haverá exibição de curtas com temática LGBT, entre eles o documentário BICHAS, de Marlon Parente. A curadoria é de Clara Angélica e Jô Conceição ( Festival Recifest).
História:
No ano de 1969, a homossexualidade era considerada crime com pena que podia chegar a prisão perpétua em quase todos os estados norte americanos. Lésbicas, gays bissexuais e travestis eram alvos constante de extorsão e espancamento por parte dos policiais. No dia 28 de junho, a polícia da cidade de Nova Iorque fez uma batida no bar Stonewall Inn para violentar pessoas LGBT, como de costume. Mas, pela primeira vez, encontrou grande resistência. Uma multidão encurralou os policiais dentro do bar e um grande confronto teve início, chegando a durar dias. Esse tornou-se um grande marco de resistência na luta por direitos da comunidade LGBT.
No ano seguinte, dez mil pessoal se reuniram na porta do bar e marcharam naquela que ficou conhecida como a primeira Parada da Diversidade e Orgulho LGBT.

[pro_ad_display_adzone id="16989"]

13497832_612844612207623_4683234269784348822_o

Avatar

Escrito por redacao