Mindfulness na viagem: 5 dicas para lidar com problemas inesperados

Mindfulness na viagem: 5 dicas para lidar com problemas inesperados

Já diz o ditado “não dá pra assobiar e chupar cana ao mesmo tempo”. Tudo a ver com o mindfulness, a prática que te orienta e estimula não só a realizar suas atividades, mas a viver a vida com uma atenção plena, total, focada no momento. A ViaG conversou com o Master Coach especialista no tema, MacLean Macalis, que te dá algumas dicas para aplicar a técnica na sua viagem e ter uma experiência muito melhor.

Segundo o profissional, “é importante ter atenção plena em todas as etapas da preparação da viagem até a hora do desfrutar do momento, e isso vai te ajudar não só a aproveitar as melhores partes, como lidar com problemas inesperados sem perder a animação”.

+ Colômbia: conheça melhor e apaixone-se por nossa vizinha friendly
+ Silvero Pereira – entrevista aberta sobre sua trajetória e representatividade LGBT
+ Cruzeiro LGBT: Hell and Heaven prepara sua primeira saída para 2020

Axel Miami – Banner

Deu ruim? Respira!

A primeira recomendação, se algo der errado, é: “pare tudo e busque primeiramente respirar profundamente. Antes de tomar qualquer decisão por impulso, haja com tranquilidade. Busque entender e avaliar a situação com calma e total atenção, para somente após isso, tomar uma decisão. Assim você tem mais chances de não agir não com o impulso emocional e sim com a razão, podendo resolver qualquer questão que seja da melhor forma. A dica (e o segredo) aqui é não se desesperar”, afirma Macalis.

Beba água. Sério.

Uma outra dica simples é tomar um copo de água. Isso mesmo! E a explicação é técnica, com base na ciência. “Ao tomar água, você nutre suas células e oxigena o cérebro. Este ato simples pode ajudar consideravelmente na hora em que é preciso decidir por algo ou até mesmo mudar de planos frente à situações inesperadas”, diz o coach.

A respiração é um dos fatores que mais ajuda a resgatar a tranquilidade. O contato com a natureza também ajuda. Foto: Elijah Hiett on Unsplash

Recorra à natureza

O especialista explica que “ao se conectar de alguma forma com a natureza, você encontra mais tranquilidade e serenidade, especialmente quando tem que lidar com imprevistos em uma viagem. Se você tiver tempo, vá para um parque, sente na grama ou até abrace uma árvore. Isso ajuda bastante, acredite”.

Não deixe o mal tomar conta, pense positivo

Okay, se “o bicho tá pegando”, não é simples ter uma ótica positiva, mas a boa notícia é que também não é impossível. “Combater os pensamentos negativos que possam vir com o problema (chegam e você nem percebe) contribui muito para solucioná-lo. A dica aqui é pensar positivamente, mas com técnica: para cada pensamento negativo, pense em pelo menos três coisas boas a serem substituídas naquele exato momento. Empodere-se! Sempre que achar que está tudo dando errado e que está sem saída, rebata com frases do tipo: ‘eu sou capaz’, ‘eu posso’, ‘eu consigo’, desta forma sua mente vai vibrar positivamente e com ela vem a autoconfiança para resolver a questão”.

Faça do limão uma limonada

Tentar ver qual a lição a se tirar da confusão é uma solução inteligente que se leva para a vida. “Aprenda com cada imprevisto que venha a acontecer. Os desafios ajudam a crescer e te deixam alerta para que os problemas não se repitam. Com isso em mente, dá para curtir aquela viagem tão esperada sem perder o clima”, diz Macalis.

Para acessar o site do master coach MacLean Macalis, clique aqui.

Deixe um comentário