A cidade de Bogotá foi palco da quarta edição do Wetrade. O evento promovido e organizado pela Câmara de Comércio LGBT da Colombia ( CCLGBTCO) aconteceu no último final de semana e reuniu 35 expositores. De acordo com o presidente CCLGBTCO, o Wetrade tem objetivo de fomentar iniciativas comerciais em prol a comunidade LGBT. “Estamos muito felizes com o crescimento do nosso evento, esse ano passamos de uma conferência de conteúdos relacionados ao tema para também um espaço de exposições onde grandes e pequenas marcas que tenham interesse em trabalhar com o público gay possam expor seus produtos e serviços”, comemorou Felipe Cardenas.
A expectativa dos organizadores era de receber um público de até 1800 pessoas, mas segundo dados fornecidos pela CCLGBTCO, nos dois dias de evento foi registrado um público de 2484 pessoas.
Dentre as marcas patrocinadoras e expositoras estavam a Procolombia, Armani, Claro, United Airlines, Copa Airlines, Rede Accor de Hoteis, Radisson Hotels, Saint Petersburg Clearwater (FL), Banco ProCredit, Air Canada, Alamo, Air Europa, dentre outros.
O turismo LGBT que uma tarde toda dedicada apenas para o tema e foi um dos destaques do evento nesse ano. Além da apresentação da IGLTA ( International Gay and Lesbian Travel Association) feita pelo diretor da associação para o mercado brasileiro, Clovis Casemiro, outra palestra feita pela ProColombia chamou atenção. O órgão oficial de promoção da Colombia contratou uma consultoria internacional para desenvolver um projeto especialmente para esse segmento. Durante seis meses, Peter Jordan, especialista em Turismo LGBT da OMT, viajou pelo país identificando características e rotas que poderiam ser estruturadas para os viajantes gays, além de realizar uma pesquisa com os viajantes desse segmento nos principais mercados emissores de turistas para a Colombia, incluíndo o Brasil. Alguns dados foram apresentados durante a apresentação feita em duas mãos por Santiago Montoya da Procolombia e Peter Jordan da OMT. Das informações colhidas estão sendo desenvolvidas outras inciativas para complementar o projeto, incluindo uma fantrip com operadores de vários países que trabalham com o turismo LGBT e também um press trip com as principais mídias gays do mundo.
“Estamos muito felizes de poder realizar esse trabalho, o mercado LGBT é muito novo para nós, mas entendemos a importância desse segmento para o turismo mundial e queremos mostrar ao mundo que nosso país está aberto a todos os turistas, sem descriminação. Todo o trabalho realizado com Peter Jordan tem nos dado uma base sólida para planejarmos ações e atrair turistas desse segmento para nossa incrível Colômbia”, reforçou Montoya, da Procolombia.
Outro painel de destaque foi a reunião das Câmaras de Comercio LGBT do Paraguai, Uruguai, Equador, Estados Unidos e Colômbia, que discutiram maneiras de fomentar o comércios entre esses país e onde também foi apresentado o presidente da recém criada Câmara de Comércio LGBT da Venezuela.
O Wetrade 2019 já tem data programada e será divulgado em breve pela CCLGBTCO.
“Queremos e temos potencial para crescer ainda mais para 2019 e o mercado brasileiro pode ajudar muito. Temos interesse em receber empresários e profissionais do Brasil que queiram fazer negócios na Colômbia, principalmente os que tem foco no mercado LGBT”, finalizou Felipe Cardenas.
Veja a galeria: