O Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina – Inprotur – participou das jornadas de capacitação sobre turismo LGBT e Alta Gama (luxo), em El Calafate. O objetivo foi convocar pessoalmente os setores privado e público a unirem-se em ações concretas para captar e potencializar este segmento de grande interesse para o desenvolvimento turístico da Argentina.
Do evento participaram o secretário Executivo do Inprotur, Roberto Palais; o coordenador do segmento LGBT e Alta Gama do Inprotur, Marcelo Costa; o presidente da Câmara de Comércio Gay e Lésbica da Argentina (CCGLAR), Pablo De Luca; o vice-presidente da CCGLAR, Gustavo Noguera; representantes da Secretaria de Turismo de El Calafate; do Conselho Federal de Turismo, agentes de viagens e operadores locais.
Palais destacou a importância desse tipo de capacitação nos destinos argentinos com o objetivo de profissionalizar a oferta turística em cada um dos segmentos. De Luca explicou que o encontro visou motivar os prestadores turísticos, a municipalidade e o destino em geral, “para que se somem as ações que são promovidas pelo Ministério de Turismo, através do Inprotur, porque é importante fidelizar o cliente que já tem e buscar novos clientes dentro de um mercado de enorme potencial”.
Crescimento – A chegada de visitantes do segmento LGBT à Argentina, durante 2014, superou a cifra recorde de 445 mil turistas, com um aporte à economia nacional de mais de 1.200 milhões de dólares. Como resultado deste trabalho em conjunto, várias cidades consolidaram seu posicionamento como “Destinos Friendly”, tal como sucede com a cidade de Buenos Aires, que se coloca em terceiro lugar no ranking mundial de cidades mais escolhidas por esse segmento. Saiba mais aqui.