in

Roma Gay: Conheça o point LGBT da cidade eterna

Roma Gay

Conhecida como a cidade eterna e um dos berços da humanidade, Roma é encantadora. A cidade moderna cresce em torno de sua história conservada com muito orgulho. A Via di San Gioanni in Laterano, localizada ao lado do Coliseu tem se destacado como um dos points gays de Roma. São bares, boates e ambientes para o público LGBT, que elegeu esta com a rua exclusiva para ver e ser visto.

Com tantos atributos Roma é muito atraente a todos os públicos e não possui uma segmentação turística forte. Mas isso não quer dizer que o público LGBT não tenha lugar na capital italiana. Claro que esse espaço ainda é pequeno. Talvez pelo fato da cidade sofrer influência direta do Vaticano, o segmento gay não se sinta tão à vontade.

+ Leia também: Viagem LGBT: A Austrália é o seu destino dos sonhos

Mas a verdade é que esse cenário tem mudado bastante, principalmente depois que uma empresaria local de visão bastante empreendedora chamada Annalisa Scarnera enxergou uma oportunidade no público LGBT. Turista de carteirinha, Annalisa conhece boa parte dos destinos tradicionais desse segmento, e notou que na maioria deles havia uma rua, um quarteirão e, em outros, até mesmo bairros inteiros onde a presença da comunidade gay é mais forte.

Roma gay

Porém, em Roma não havia nada parecido. Em parceria com a sócia e ex-companheira Susi Cammarota, abriram em 2001 um simpático e descolado bar chamado Coming Out. A despeito da resistência de alguns vizinhos o bar foi ganhando fama aos poucos e, por ficar próximo ao Coliseu, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, se tornou um point gay.

coming-out roma gay
Bar Coming Out

Com o aumento do público LGBT circulando pela região os bares e restaurantes vizinhos se tornaram gay friendly.  Para acomodar os turistas Annalisa abriu um pequeno hotel boutique chamado 1st Floor, no mesmo prédio do bar Coming out. O hotel é uma ótima pedida para quem quer ficar bem hospedado sem gastar muito. Cada quarto tem o nome de um sapato feminino e recebe um toque individual em sua decoração. Hoje é um dos preferidos dos turistas gays que visitam Roma e conseguir um quarto é uma questão de sorte.

First Floor Roma gay

first floor roma gay

Em 2011 Roma foi sede da EuroPride. O evento que funciona como uma parada gay reuniu milhares de pessoas de toda a Europa para promover a visibilidade do público LGBT. Foi um super evento com show de encerramento de Lady Gaga. Aproveitando esse movimento, a empresária abriu na mesma rua do bar e do hotel uma loja também chamada de Coming Out.

Durante a EuroPride a rua foi lançada oficialmente como a Gay Street de Roma, com direito a corte de faixa por políticos locais e palco com shows e performances.

1011707_323139514485114_337248405_n (Medium)

Um ano depois veio o 2nd Floor Hotel, uma extensão do seu primeiro hotel com mais oito quartos batizados com os nomes de cantores famosos e com a mesma política de funcionamento do 1st Floor.

Com o passar do tempo a região foi atraindo os olhares de outros empresários e, pasmem, até mesmo a diva das divas, Madonna, abriu recentemente sua famosa rede academias Hard Candy Fitness no bairro. O empreendimento corou com ouro os sonhos de Annalisa de criar um gay spot.

733981_283414221790977_1070864548_n (Medium)

Todas as noites a rua ferve e é ponto de encontro obrigatório entre os locais e turistas em busca de diversão e novas amizades.

Curiosidade

A via di San Gioanni in Laterano era rota para a basílica do mesmo nome, sempre que um novo papa era eleito. A rua foi oficialmente utilizada para carreata papal até o centro de Roma. Hoje muitos peregrinos ainda a usam  para chegar até a igreja, o que torna o local um exemplo convivência pacifica entre gays e religiosos.

Quem leva:

Quiiky Operadora

 www.quiiky.com

Axel Miami – Banner

Escrito por alexbernardes