in , ,

Pesquisa revela percepção do Rio de Janeiro para os turistas LGBT+

rio de janeiro
VISIT FLÓRIDA – GRANDE

A Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro realizou entre abril e maio de 2021, uma pesquisa focada no público LGBTI. A enquete foi coordenada pelo vice-presidente da Diversidade da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ. junto com o Portal Consultoria em Turismo Bayard Boiteux, através do Ipetur – RJ (Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo), dirigido por Viviane Fernandes.

+ Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro lança pesquisa sobre turismo LGBT+

+ Estado do Rio cria projeto que combate preconceito contra pessoas trans no mercado de trabalho

VILA GALÉ RIO – LGBT
VILA GALÉ SP – LGBT

+ Carlos Tufversson volta à Coordenadoria de Diversidade Sexual do Rio de Janeiro

Com a coordenação de Clóvis Casemiro, vice-presidente da Diversidade da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, e o apoio da Escola Técnica de Turismo CIETH, da Sérgio Castro Imóveis e da IGLTA,  a pesquisa tinha o objetivo de saber de que maneira o Rio de Janeiro é percebido pelo Brasil, como destino LGBTI.

A enquete feita de maneira online e priorizou um público-alvo formado por 700 pessoas ligado ao segmento LGBTI.  Para 86,59% a cidade do Rio de Janeiro é sim um destino acolhedor aos turistas LGBT+, contra 13,41% que disseram não encher a cidade como um destino LGBT+ friendly.

Hábitos de Compras de Viagem

A pesquisa ainda identificou que 69,83% dos entrevistados viajam por conta própria e 20,11% recorrem a uma agência na hora de reservar suas viagens. Além disso, 29,05% embarcam sozinhos, 29,05% com a família e 25,14%, na companhia dos amigos.

Mar Ipanema Gif

Durante a estada, 66,48% disseram que têm o hábito de se hospedar em hotéis, enquanto 15,64%, em Airbnb. Apenas 6,70% ficam na casa de amigos e 5,59%, em hostal.

A busca por points LGBTI continua alta entre esse perfil de turistas. 76,97% dos entrevistados informaram que procuram lugares frequentados por outros LGBTI durante uma viagem contra 23,03%, que disseram não ter essa preferência.

Destino Consolidado

Uma das perguntas da pesquisa era se o turista já tinha visitado o Rio de Janeiro ao menos uma vez. O resultado apontou que 92,74% dos entrevistados  já conhecem a cidade maravilhosa, contra, 7,26% que disseram que ainda não conhecem o destino.

Dos que disseram não conhecer, 79,12% certificaram que têm planos de viajar para a capital fluminense e apenas 20,88% disseram não ter vontade de conhecer a cidade

Treinamento e Receptividade deixam a desejar

Dos que já visitaram a cidade ao menos uma vez, 30 % deles relataram que os recursos humanos do local estão bem treinados para o segmento LGBTI. Não obstante, 70%, constataram que não se sentiram tão bem acolhido no destino.

A margem de erro é de 3,5%.

HERTZ

Escrito por alexbernardes