in

Recife gay, a capital friendly do nordeste brasileiro te espera nesse verão

Recife Boa Viagem

O calor, o sol, a ginga e a magia dos corpos inundam as praias do litoral pernambucano transpirando sedução e desejo. Com uma forte e organizada comunidade LGBT Recife se destaca como a capital do Nordeste que investe intensivamente na qualificação profissional para atender o viajante gay. O empenho é reconhecido pelo Ministério do Turismo que considerou o Estado como um dos cinco principais destinos gay friendly do Brasil.

A poesia e o romantismo estão presentes nas pontes sobre os rios Capibaribe e Beberibe dando um toque todo especial a mais charmosa capital nordestina. A paisagem é um convite ao amor e ao desejo. Recife, a mais holandesa das cidades brasileiras, traz o espírito da liberdade dos invasores para seu povo e seus visitantes. A diversidade sexual tem seus points e é vista em praticamente todos os cantos.

Casaril do Recife Antingo. Foto Ronaldo Gutierrez
Casaril do Recife Antingo.
Foto Ronaldo Gutierrez

O poder público investe na segurança e na qualificação do atendimento ao público gay. Parceiros governamentais como o Recife Convention&Visitors Bureau, a Secretaria de Turismo do Recife e a Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur têm trabalhado simultaneamente na capacitação da cadeia produtiva do segmento e na promoção do destino para os LGBT.

O resultado desse empenho transforma a cidade em mais um destino friendly com a oferta de uma infinidade de locais de lazer e diversão. Para todo bom viajante em busca de amizade e emoção convém começar a sondagem de terreno pela praia da Boa Viagem. Aos sábados, gays, lésbicas e descolados se concentram na areia, principalmente nas imediações do número 3.778 da avenida, um espaço assumidamente gay (próximo ao antigo Hotel Savaroniv), com bandeira do arco-íris e tudo mais. Tem que conferir. Ignore os que fazem carão e parta para o papo com os simpáticos e acessíveis.

+ Florianópolis GLS, a cena gay do sul do Brasil

Uma boa pedida para ver o Recife e Olinda de um novo ângulo é fazer o passeio aéreo sobrevoando ambas. A NVO Voos Panorâmicos, empresa carimbada com o selo friendly e homologada pela ANAC oferece três roteiros bem interessantes que levam o visitante a possiblidade de registrar imagens fotográficas amplas e diferentes. Em boa companhia é possível optar por roteiros que incluem além das duas cidades, Porto de Galinhas e Ilha de Santo Aleixo (litoral Sul) e Maria Farinha e Ilha de Itamaracá, no litoral Norte.

Vista de Recife a partir de Olinda Foto - Ronaldo Gutierrez
Vista de Recife a partir de Olinda
Foto – Ronaldo Gutierrez

Para os que preferem estar sobre as águas, uma atividade imperdível é navegar de catamarã pelo rio Capibaribe. O passeio é uma das maneiras mais baratas e inusitadas de conhecer parte da capital, totalmente cortada por canais. O city tour aquático dura pouco mais de uma hora, percorre as três ilhas do centro do Recife e permite que os passageiros vejam de ângulos diferentes alguns cartões-postais como o Marco Zero e o Parque das Esculturas de Francisco Brennand. Ao longo do passeio os guias contam a  história da capital. O tour é diário e o embarque acontece no cais das Cinco Pontas, com três saídas: às 10, 16 e às 20 horas.

Passeio de Catamarã pelos canais do Recife
Passeio de Catamarã pelos canais do Recife

Desbrave a parte histórica da cidade. Afinal, a melhor maneira de descobrir o Recife Antigo é andando a pé pelas suas ruas de paralelepípedos e pedras portuguesas, cheias de bares com mesas na calçada possibilitando mil olhares e encontros.

À noite as ruas tornam-se calçadões lotados de mesinhas, bandas de artistas locais espalham-se pelo local. Lá é possível curtir samba, forró, rock e tantos outros ritmos. A animação é total e o local é bastante seguro com policiamento intensivo.

Os bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista são obrigatórios também. Repletos de igrejas e conjuntos arquitetônicos guardam muito da história do Recife.

 Baladas

metropole 2
Pista da Boate Metrópole

O Club Metrópole é a boate gay mais famosa do Recife é referência no Norte e Nordeste quando se fala em ponto de ferveção GLS na capital pernambucana. É onde carões e alternativos se cruzam para um gosto em comum: diversão.

A boate tem a capacidade para receber tranquilamente 1.500 pessoas. Tem seis ambientes, um deles com piscina a céu aberto.  Há anos trabalha com a moeda própria Real Pink. É com ela que os clientes efetuam a compra de bebidas e pode ser adquirida em um dos caixas espalhados pelo clube.

Sextas e sábados a casa tem uma programação de DJs residentes, convidados e esporadicamente acontecem shows de cantores e bandas que são sucesso no momento para o público LGBT.

santo bar
Santo Bar

Na mesma rua está também o Santo Bar. A casa é um convite a descontração e a paquera. As mesas espalhadas por um antigo casarão conservado ao seu estilo original ficam lotadas de gente bonita que curte um bom papo, petiscos e drinks refrescantes. Na área interna, uma pistinha de dança anima os mais empolgados. Nessa hora não tem santo que segure.

Bem pertinho dali está a nova coqueluche da cena gay pernambucana, O Miami Pub. Frequentada por moderninhos e pela comunidade ursa de Pernambuco, o clube já ganhou a simpatia de locais e turistas gays que visitam o Recife.

miami-pista
Miami Pub

Outros points:

Ponto G

Rua 21 de abril, 959 – Afogados

(81) 3422-4186

www.barpontog.com.br

Sétima Arte  – Bar e Restuarante

Rua do Lima, 195 – Santo Amaro

(81) 3034.4225

 Galeria Joana D´arc  

Av. Herculano Bandeira, 513 – Pina

(81) 98246-5186

San Sebastian

Rua dez de Junho 5855

81 3031.8792

 

Carnaval

Carnaval Gay Recife
Homens se vestem de mulher no carnaval do Recife

No carnaval, a parte histórica da cidade é só festa. Blocos carnavalescos dividem as ruas com milhares de foliões fantasiados que ocupam das ladeiras de Olinda até as ruas do bairro do Recife Antigo. É certamente a festa mais democrática do Brasil. O clima de liberdade só favorece o amor entre iguais. A Rua da Guia é o ponto da moçada LGBT. Tudo e todas se reúnem, paqueram e brincam nessa rua, mas são raros os beijos gays. Quando a noite chega a ousadia aumenta.

Durante o Galo da Madrugada, maior bloco de rua do País, o reduto da diversidade fica na Avenida Guararapes, em frente ao Bar Savoy. Já em Olinda, a rua 13 de Maio é o território da ferveção gay, que se expande aos poucos para outras áreas como no Bonfim. Na 13,  beijos, namoro gays e muita paquera são abertos e sem censura.

Passeios e visitações

Passeios de catamarã

Embarque no Restaurante Catamarã

Avenida Sul – Forte Cinco Pontas

(81) 3424.2845 e 9846.0099

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

 Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n – Várzea – Recife

Acesso pela Av. Caxangá

 (81) 3271-2466

Embaixada de Pernambuco

(Bonecos Gigantes de Olinda)

Rua do Bom Jesus, 183

Recife Antigo

(81) 3441.5102 e 8775.0540

www.bonecosgigantesdeolinda.com.br

NVO Voos Panorâmicos

Aeroclube de Pernambuco

Rua Tomé Gibson, s/nº – Pina

(81) 3325.0191

www.nvo.com.br

Onde Ficar

 

Boa Viagem detém a maior concentração de hotéis.

Golden Tulip Recife Palace Hotel

Av. Boa Viagem, 4070

(81) 3201.8200

www.goldentuliprecifepalace.com

Marolinda Cult Hotel

Av. Conselheiro Aguiar, 755 – Pina

(81) 2123.2777

www.marolinda.com.br

Beach Class Executive

Av. Boa Viagem, 1906 – Boa Viagem

0800.6035323

www.nobilehoteis.com.br

 

Onde Comer

 

Sal e Brasa Churrascaria

Av. Recife, 451-A – Imbiribeira

(81) 3339.3125

www.salebrasa.com.br

Parraxaxá

Cozinha Típica Nordestina

Rua Igarassu, 40 – Bairro Santana

(81) 3268.4169

www.parraxaxa.com.br

Vila Galé – Fortaleza

Escrito por alexbernardes