O calor, o sol, a ginga e a magia dos corpos inundam as praias do litoral pernambucano transpirando sedução e desejo. Com uma forte e organizada comunidade LGBT Recife se destaca como a capital do Nordeste que investe intensivamente na qualificação profissional para atender o viajante gay. O empenho é reconhecido pelo Ministério do Turismo que considerou o Estado como um dos cinco principais destinos gay friendly do Brasil.
A poesia e o romantismo estão presentes nas pontes sobre os rios Capibaribe e Beberibe dando um toque todo especial a mais charmosa capital nordestina. A paisagem é um convite ao amor e ao desejo. Recife, a mais holandesa das cidades brasileiras, traz o espírito da liberdade dos invasores para seu povo e seus visitantes. A diversidade sexual tem seus points e é vista em praticamente todos os cantos.
O poder público investe na segurança e na qualificação do atendimento ao público gay. Parceiros governamentais como o Recife Convention&Visitors Bureau, a Secretaria de Turismo do Recife e a Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur têm trabalhado simultaneamente na capacitação da cadeia produtiva do segmento e na promoção do destino para os LGBT.
O resultado desse empenho transforma a cidade em mais um destino friendly com a oferta de uma infinidade de locais de lazer e diversão. Para todo bom viajante em busca de amizade e emoção convém começar a sondagem de terreno pela praia da Boa Viagem. Aos sábados, gays, lésbicas e descolados se concentram na areia, principalmente nas imediações do número 3.778 da avenida, um espaço assumidamente gay (próximo ao antigo Hotel Savaroniv), com bandeira do arco-íris e tudo mais. Tem que conferir. Ignore os que fazem carão e parta para o papo com os simpáticos e acessíveis.
+ Florianópolis GLS, a cena gay do sul do Brasil
Uma boa pedida para ver o Recife e Olinda de um novo ângulo é fazer o passeio aéreo sobrevoando ambas. A NVO Voos Panorâmicos, empresa carimbada com o selo friendly e homologada pela ANAC oferece três roteiros bem interessantes que levam o visitante a possiblidade de registrar imagens fotográficas amplas e diferentes. Em boa companhia é possível optar por roteiros que incluem além das duas cidades, Porto de Galinhas e Ilha de Santo Aleixo (litoral Sul) e Maria Farinha e Ilha de Itamaracá, no litoral Norte.
Para os que preferem estar sobre as águas, uma atividade imperdível é navegar de catamarã pelo rio Capibaribe. O passeio é uma das maneiras mais baratas e inusitadas de conhecer parte da capital, totalmente cortada por canais. O city tour aquático dura pouco mais de uma hora, percorre as três ilhas do centro do Recife e permite que os passageiros vejam de ângulos diferentes alguns cartões-postais como o Marco Zero e o Parque das Esculturas de Francisco Brennand. Ao longo do passeio os guias contam a história da capital. O tour é diário e o embarque acontece no cais das Cinco Pontas, com três saídas: às 10, 16 e às 20 horas.
Desbrave a parte histórica da cidade. Afinal, a melhor maneira de descobrir o Recife Antigo é andando a pé pelas suas ruas de paralelepípedos e pedras portuguesas, cheias de bares com mesas na calçada possibilitando mil olhares e encontros.
À noite as ruas tornam-se calçadões lotados de mesinhas, bandas de artistas locais espalham-se pelo local. Lá é possível curtir samba, forró, rock e tantos outros ritmos. A animação é total e o local é bastante seguro com policiamento intensivo.
Os bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista são obrigatórios também. Repletos de igrejas e conjuntos arquitetônicos guardam muito da história do Recife.
Baladas
O Club Metrópole é a boate gay mais famosa do Recife é referência no Norte e Nordeste quando se fala em ponto de ferveção GLS na capital pernambucana. É onde carões e alternativos se cruzam para um gosto em comum: diversão.
A boate tem a capacidade para receber tranquilamente 1.500 pessoas. Tem seis ambientes, um deles com piscina a céu aberto. Há anos trabalha com a moeda própria Real Pink. É com ela que os clientes efetuam a compra de bebidas e pode ser adquirida em um dos caixas espalhados pelo clube.
Sextas e sábados a casa tem uma programação de DJs residentes, convidados e esporadicamente acontecem shows de cantores e bandas que são sucesso no momento para o público LGBT.
Na mesma rua está também o Santo Bar. A casa é um convite a descontração e a paquera. As mesas espalhadas por um antigo casarão conservado ao seu estilo original ficam lotadas de gente bonita que curte um bom papo, petiscos e drinks refrescantes. Na área interna, uma pistinha de dança anima os mais empolgados. Nessa hora não tem santo que segure.
Bem pertinho dali está a nova coqueluche da cena gay pernambucana, O Miami Pub. Frequentada por moderninhos e pela comunidade ursa de Pernambuco, o clube já ganhou a simpatia de locais e turistas gays que visitam o Recife.
Outros points:
Ponto G
Rua 21 de abril, 959 – Afogados
(81) 3422-4186
Sétima Arte – Bar e Restuarante
Rua do Lima, 195 – Santo Amaro
(81) 3034.4225
Av. Herculano Bandeira, 513 – Pina
(81) 98246-5186
Rua dez de Junho 5855
81 3031.8792
Carnaval
No carnaval, a parte histórica da cidade é só festa. Blocos carnavalescos dividem as ruas com milhares de foliões fantasiados que ocupam das ladeiras de Olinda até as ruas do bairro do Recife Antigo. É certamente a festa mais democrática do Brasil. O clima de liberdade só favorece o amor entre iguais. A Rua da Guia é o ponto da moçada LGBT. Tudo e todas se reúnem, paqueram e brincam nessa rua, mas são raros os beijos gays. Quando a noite chega a ousadia aumenta.
Durante o Galo da Madrugada, maior bloco de rua do País, o reduto da diversidade fica na Avenida Guararapes, em frente ao Bar Savoy. Já em Olinda, a rua 13 de Maio é o território da ferveção gay, que se expande aos poucos para outras áreas como no Bonfim. Na 13, beijos, namoro gays e muita paquera são abertos e sem censura.
Passeios e visitações
Passeios de catamarã
Embarque no Restaurante Catamarã
Avenida Sul – Forte Cinco Pontas
(81) 3424.2845 e 9846.0099
Oficina de Cerâmica Francisco Brennand
Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n – Várzea – Recife
Acesso pela Av. Caxangá
(81) 3271-2466
Embaixada de Pernambuco
(Bonecos Gigantes de Olinda)
Rua do Bom Jesus, 183
Recife Antigo
(81) 3441.5102 e 8775.0540
www.bonecosgigantesdeolinda.com.br
NVO Voos Panorâmicos
Aeroclube de Pernambuco
Rua Tomé Gibson, s/nº – Pina
(81) 3325.0191
Onde Ficar
Boa Viagem detém a maior concentração de hotéis.
Golden Tulip Recife Palace Hotel
Av. Boa Viagem, 4070
(81) 3201.8200
www.goldentuliprecifepalace.com
Marolinda Cult Hotel
Av. Conselheiro Aguiar, 755 – Pina
(81) 2123.2777
Beach Class Executive
Av. Boa Viagem, 1906 – Boa Viagem
0800.6035323
Onde Comer
Sal e Brasa Churrascaria
Av. Recife, 451-A – Imbiribeira
(81) 3339.3125
Parraxaxá
Cozinha Típica Nordestina
Rua Igarassu, 40 – Bairro Santana
(81) 3268.4169