in

Fundação IGLTA e UFSCAR se unem para realizar pesquisa durante a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo

A ação acontecerá durante a Feira da Diversidade LGBT+ no memorial da América Latina

download 1
[pro_ad_display_adzone id="16993"]

A Fundação IGLTA e a UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos em parceria, trazem o tema do segmento de Turismo LGBT+ para a Feira Cultural da Diversidade LGBT+. O evento integra parte da grande programação da Parada do Orgulho LGBT+ da cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo e que é famosa por atrair o maior número de turistas para a capital paulista.

A Feira Cultural da Diversidade LGBT+ será realizada no dia 30 de maio das 10h às 20h, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e reunirá vários expositores.
IMG 20240522 WA0018

Durante a feira, será realizada pelos alunos da UFSCAR e dos voluntários da IGLTA Foundation, uma pesquisa com o público presente no evento sobre o seu conhecimento sobre Turismo LGBT+ e alguns hábitos de consumo deste público durante uma viagem.

[pro_ad_display_adzone id="16989"]

A pesquisa quer descobrir se os viajantes deste segmento já contrataram algum tipo de serviço ou produto específico voltado aos turistas LGBT+ durante uma viagem e se em algum momento a agência de viagem já ofereceu dicas de destinos LGBT+. A pesquisa faz parte do TCC dos alunos da universidade e estará disponível nos relatórios da IGLTA Foundation para o mundo.

Após o evento, a pesquisa ficará disponível para respostas do público LGBT+ durante 30 dias através de um link hospedado no site da universidade. Ficará a cargo da Universidade Federal de São Carlos compilar as informações, analisar os dados e emitir o relatório final que ficará disponível para consulta pública.

A ativação é uma co-realização da Casa Cênica Produtora, com o patrocínio da LGBT+ Turismo Expo e o apoio da comunidade Universo Diverso.

[pro_ad_display_adzone id="16990"]

 

Sobre IGLTA Fundação
A IGLTA Foundation tem um compromisso de longa data em promover a igualdade e a diversidade na indústria de viagens. Acreditamos que todos merecem viajar livremente e sem medo de discriminação, e estamos empenhados em criar um mundo onde os indivíduos LGBTQ+ se sintam bem-vindos e valorizados, independentemente do local para onde escolham viajar. A fundação está comprometida em promover viagens e turismo LGBTQ+ em todo o mundo. Ao desenvolver iniciativas direcionadas para organizações industriais, líderes e comunidades, esforçam-se por promover um cenário de viagens mais inclusivo e acolhedor em mais de 80 países em todo o mundo. Além disso, o seu programa de destinos emergentes fornece apoio vital a pequenas empresas de turismo pertencentes e operadas por LGBTQ+ em 12 países onde a infraestrutura para o turismo gay, lésbica, bissexual e transgénero ainda não está totalmente estabelecida. Mais informações: www.iglta.org/foundation / @iglta

 

Sobre a UFSCAR Universidade Federal de São Carlos:
A UFSCar foi pioneira na aprovação e implementação de seu Programa de Ações Afirmativas, em 2007, cinco anos da Lei Federal 12.711, conhecida como “Lei de Cotas”, que instituiu a reserva de vagas como política pública nacional aplicada a todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Assim, a Instituição começou, a partir de 2007, a dar passos muito importantes rumo a uma universidade realmente diversa, justa e democrática. Nestes 17 anos do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar, a gestão expandiu para abordar questões LGBT+, incluindo-se a campanha “Discriminação não cabe na UFSCar. Aprenda, ensine: Violência é crime”, como uma estratégia para realizar um movimento educativo com a comunidade, a fim de que todas as pessoas possam perceber o quanto são violentas em suas atitudes cotidianas, mudando seu comportamento. Ela também tem o papel de mostrar que qualquer ato de violência é passível de investigação e punição perante a lei.  A Campanha apresenta temas diversos: lgbtfobia, racismo, transfobia, machismo, gordofobia, etarismo, assédio e capacitismo. Os conteúdos estão sendo veiculados no Portal da UFSCar e nas redes da UFSCar Oficial no Facebook e Instagram (@ufscaroficial), além de contar com a participação da Rádio UFSCar. No âmbito mais estrutural, há uma coordenação de Diversidade e Gênero na Universidade, com foco urgente na promoção de políticas públicas e ações afirmativas que possibilitem às pessoas trans o acesso à educação e ao mercado de trabalho no Brasil, além do avanço nas esferas legais – o reconhecimento e a reivindicação imediata do direito a ter direitos. Mais informações: www.ufscar.br / @ufcaroficial

 

Sobre a Casa Cênica Produtora:
Fundada em 2013, e dirigida pelo Gestor em Diversidade e Inclusão, artista, educador, diretor cênico e produtor cultural Josafá Alves, a Casa Cênica Produtora, tem como braço de suas ações desde 2020, o projeto Trilogia da Diversidade, que conta com a criação de três projetos integrados de diversidade e inclusão, sendo eles: o festival LGBT+ FUD – Festival Universidade Diverso, que circulará 5 cidades do interior do Estado de São Paulo e 5 capitais do Brasil com palestras, oficinas e apresentações artísticas sobre a história, arte, direitos e conhecimento LGBT+; o musical indígena infantojuvenil Pindorama, que circulará 12 cidades do Estado de São Paulo, que reconta a chegada portuguesa ao Brasil, enfatizando a sustentabilidade, os valores e saberes indígenas e a urgência climática do planeta; e o musical Disco Dance – Agora Sei, que revisita a história da Disco Music no país, destacando a originalidade negra na arte e o seu protagonismo, bem como, através do encontro paulista “Preta Brasileira”, com a presença de artistas e pensadores, propor uma conversa aberta e social sobre os avanços da equidade racial no Brasil. Mais informações: www.casacenica.com/ @casa_ cenica

 

Sobre a Comunidade Universo Diverso:
A comunidade Universo Diverso surgiu do convite da advogada, artista e Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da Subseção da OAB-Cotia, Alexandra Pericão, ao Gestor em Diversidade, artista e produtor cultural Josafá Alves, CEO da Casa Cênica. O objetivo é a criação de ações e o compartilhamento de conteúdos  pela garantia de direitos da população LGBT+, assim como, a sua arte, cultura, conhecimento e história. Presentes em uma comunidade do whatsapp com mais de 100 integrantes, e pelo instagram, partilham  do desejo de um mundo mais justo e seguro para toda a população do mundo LGBT+, para que os direitos humanos para a população LGBT+ sejam garantidos e irrevogáveis. Neste espaço, compartilham ideias, eventos e o seu desejo pela liberdade de ser e existir como desejam. Mais informações: @universodiversocommunity

Avatar

Escrito por Cleber Trip

Editor chefe Revista ViaG