in

Conheça o casal de empreendedoras sociais premiado internacionalmente

Sabine Zink e Adriana Mallet fundaram uma startup social que já realizou mais de 300 mil atendimentos médicos gratuitos.

f4b7df3c 1f98 47cf b6dc 631dff015189
Foto: Ana Beatriz Arruda
[pro_ad_display_adzone id="16993"]

Há 10 anos, o amor e propósito de duas mulheres se transformaram em uma startup social que já realizou mais de 300 mil atendimentos médicos gratuitos no país. Essa é a história do casal Sabine Zink e Adriana Mallet. Em 2013, inspiradas no documentário “Quem se Importa”, dirigido por Mara Mourão, a dupla realizou um financiamento coletivo com seis amigos para uma missão: rodar sertão adentro em uma 4×4 com ações de saúde, alegria e sustentabilidade.

Uma década depois, o que era propósito se transformou em missão de vida de mais de 1000 voluntários de uma organização social consolidada e premiada internacionalmente: a SAS Brasil. Sabine e Adriana foram reconhecidas como empreendedoras sociais do ano pela Fundação Schwab no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A premiação foi em reconhecimento ao uso da tecnologia para a transformação do acesso à saúde especializada em regiões carentes de médicos especialistas.

A SAS Brasil é a nossa filha, fruto de muita cumplicidade e do nosso amor. Todos os dias, há 10 anos,  ela é  cuidada por voluntários, parceiros e colaboradores que fazem com que o propósito da transformação do acesso à saúde especializada chegue cada vez mais longe”, destaca Sabine Zink.

[pro_ad_display_adzone id="16989"]

Adriana Mallet explica que atualmente, a startup utiliza os modelos de expedições itinerantes, atuações perenes e a telessaúde. Muito além do assistencialismo, atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializadas.

“Ao levar mais de 20 especialidades de saúde, além de diminuir o tempo de espera,  encurtamos as distâncias. Em média, pacientes das cidades atendidas nesses últimos dez anos precisavam se deslocar mais de 200 km para conseguir consultas com médicos especialistas nas capitais ou cidades de referência”, finaliza a co-fundadora da startup social ao destacar a importância da startup criada em conjunto com sua esposa.

[pro_ad_display_adzone id="16990"]

 

Sobre a SAS Brasil

Startup social, uma instituição do terceiro setor que desenvolve e implementa soluções de acesso à saúde. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, impactando diretamente as filas de espera do SUS. Com a missão de levar saúde e alegria para quem mais precisa, a SAS Brasil criou soluções inovadoras e premiadas, nacional e internacionalmente

Avatar

Escrito por Cleber Trip

Editor chefe Revista ViaG