Nos dias 7 e 8 de setembro, a cidade de são Paulo recebeu a primeira edição da taça True Colors Cup. O evento que contou com o patrocino do VisitBritain acabou se tornando o maior evento esportivo do Brasil voltado para o público LGBT+. No total foram 16 times de futebol e 16 times de voleibol vindos de várias localidades do país.
VisitBritain divulga campanha Love Is Great em ativação durante o Love Noronha 2019
VisitBritain confirma participação no 3º Fórum de Turismo LGBT+
Muito mais do que neve! Conheça os esportes aquáticos para curtir o verão de Bariloche
As partidas de futebol aconteceram no Arena WS, enquanto as de vôlei ocorreram no Clube Nacional, ambos espaços esportivos que dividem o mesmo terreno no bairro da Barra Funda.
Na competição de futebol, o time Bárbaros FC venceu a final por 4×2 sobre o Karyocas do Rio de Janeiro, levando a taça de campeão. Já no voleibol, a disputa da final foi entre o Thunders Brazil e Bárbaros FC. Com placar disputadíssimo, o Thunders venceu o Bárbaros no tie break por 3 sets a 2, levando o ouro.
“Muito além de uma competição, a True Colors Cup é um evento de confraternização, uma oportunidade de poder mostrar ao mundo que o esporte é um atividade de inclusão e deve ser um ambiente de respeito às individualidades e um lugar sem LGBTfobia”, comentou um dos visitantes da competição.
Em exclusiva para a ViaG, Filipe Marquezin fundador do time Unicorns Brazil e do True Colors Cup, declarou: “a realização do True Colors é uma maneira de demonstrar para sociedade que os LGBT gostam de futebol e também sabem jogar, isso se estende também ao voleibol. Por isso a gente quis juntar as duas modalidades em uma competição só”.
De acordo com Marquezin, a segunda edição do evento programado para 2020 deverá contar com o mesmo número de times participantes, já que, a estrutura do campeonato não comporta um crescimento brusco do número de participantes.
“Temos um limitador que é o tempo do campeonato e a estrutura física do local onde é realizado. Seria exigir demais dos atletas um campeonato maior em apenas dois dias. Para a edição 2020 iremos abrir as inscrições em breve, e vamos dar prioridade aos times que já fizeram parte dessa primeira edição. Se houver desistência a gente abre para outros times. Mas tenho certeza que com o sucesso dessa edição a procura será bem maior”, celebrou Marquezin.
A primeira edição da taça True Colors Cup contou com os patrocínios do VisitBritain, Gilead Sciences, sucos do bem™, Eco Diagnóstica, Museu do Futebol e DPlanners. Toda a parte de simulação e arbitragem ficaram por conta de meninos e meninas contratados por meio da parceria e apoio da organização da competição ao projeto de reinserção social Transcidadania, que tem por objetivo gerar renda também aos transexuais participantes.
Para os times que tiverem interesse em participar da próxima edição do evento, basta enviar um e-mail para o endereço: truecolorscup@gmail.com ou através de mensagem direta no instagram @truecolorscup .
Veja as fotos: