in ,

Booking.com apresenta dados inéditos da mais extensa pesquisa de viagens LGBTQ+

Estudo destaca as preocupações em relação à segurança pessoal e como encontrar aliados na indústria de viagens contribui para aumentar a confiança do viajante

IMG 0930
Foto: Divulgação
[pro_ad_display_adzone id="16993"]

A Booking.com divulga dados inéditos da mais extensa pesquisa* de viagens LGBTQ+ já realizada pela empresa. Conduzido com mais de 11 mil entrevistados em 27 mercados, incluindo o Brasil, o estudo destaca, por exemplo, que mais de quatro quintos (84%) dos brasileiros LGBTQ+ sentem que sua experiência em ser da comunidade os torna mais confiantes como viajantes, em vez de se sentirem receosos ou inseguros.

IMG 0724

A pesquisa também revela que 85% dos brasileiros LGBTQ+ experimentaram alguma forma de experiência positiva em suas viagens e aponta quais destinos são os mais inclusivos e acolhedores para pessoas da comunidade LGBTQ+, de acordo com a experiência dos entrevistados. Com base nas recomendações, os destinos mais LGBTQ+ friendly em todo mundo são:

[pro_ad_display_adzone id="16989"]
  • Kyoto, Japão
  • Nice, França
  • Chiang Mai, Tailândia
  • Puerto Vallarta, México
  • Ghent, Bélgica
  • Las Vegas, EUA
  • Ottawa, Canadá
  • Amsterdã, Holanda
  • Bariloche, Argentina

 

Em paralelo, o estudo também aborda os contratempos para pessoas da comunidade quando se trata de desbravar o mundo, com 9 a cada 10 (92%) viajantes LGBTQ+ brasileiros relatando que devem considerar sua segurança e bem-estar ao escolher um destino. Embora a orientação e informações sobre os arredores durante o check-in em uma acomodação sejam comuns (42%), receber orientação específica como um viajante LGBTQ+ é muito menos frequente, com apenas 16% dos brasileiros tendo experimentado isso. Nesse contexto, 4 em cada 10 (38%) brasileiros gostariam de receber informações sobre o status LGBTQ+ do local, assim como leis locais, sensibilidades religiosas e dicas sobre quais são os lugares seguros para visitar.

IMG 0854
Foto: Divulgação

Além disso, três quartos (77%) dos brasileiros da comunidade admitem que as notícias sobre atitudes, discriminação e violência contra pessoas que se identificam como LGBTQ+ tiveram um grande impacto em sua escolha de destino – viajantes LGBTQ+ da Austrália (84%), Hong Kong (82%) e dos EUA (79%) são os mais cautelosos. Ainda sobre adversidades, pelo menos um quarto (27%) deles revelam que foram submetidos a estereótipos em suas viagens e 1 a cada 5 (20%) disseram que pessoas assumiram incorretamente seu gênero ou pronomes durante suas jornadas.

 

Aliado ativo na indústria de viagens

A indústria de viagens está claramente desempenhando um papel na mudança de atitudes e percepções. Mais de três quartos (88%) dos viajantes LGBTQ+ brasileiros se sentem mais confortáveis ​​viajando devido ao aumento de medidas inclusivas na indústria de viagens e 77% deles pesquisam marcas antes de viajar para entender o papel que desempenham no apoio às pessoas da comunidade LGBTQ+ – os brasileiros são a sétima nacionalidade que mais pesquisa empresas e experiências antes das férias.

[pro_ad_display_adzone id="16990"]

 

Diante deste cenário, a Booking.com conta com o programa Travel Proud e, desde 2021, oferece treinamento de hospitalidade inclusivo gratuito para acomodações ao redor do mundo, a fim de ajudá-las a entender melhor os desafios específicos enfrentados pelos viajantes LGBTQ+, bem como o que pode ser feito para que todos os hóspedes se sintam mais bem-vindos, independentemente de onde vêm, quem amam ou como se identificam. O treinamento já está disponível em inglês, italiano, francês, espanhol, português do Brasil e em alemão. Existem, agora, mais de 26 mil propriedades certificadas globalmente na Booking.com – no Brasil, já são mais de 1000 (o treinamento em português foi lançado em abril desse ano) –, com estadias Travel Proud disponíveis em 118 países e territórios e mais de 7 mil cidades.

 

O treinamento Proud Hospitality foi desenvolvido em colaboração com a HospitableMe. A sessão é online e, após o treinamento, os parceiros precisam fazer uma declaração se comprometendo a colocar em prática os aprendizados, além de identificar maneiras de tornar a propriedade mais inclusiva. Depois, os parceiros têm acesso ao Guia do Cliente Travel Proud, com informações adicionais e exercícios para executar com as equipes, além de materiais promocionais. Os parceiros com certificação Proud receberão o selo Travel Proud na página de suas propriedades.

 

“Na Booking.com, nossa missão é fazer com que experimentar o mundo seja mais fácil para todas as pessoas – e isso realmente significa todas as pessoas, independentemente de onde vem, quem ama ou como se identifica. Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer antes que as viagens sejam realmente acolhedoras e inclusivas em todas as partes do mundo, e é por isso que estamos ampliando o programa Travel Proud. A indústria de viagens deve se esforçar para ser cada vez mais inclusiva, ajudando a promover ambientes que todos possam explorar, seja mais perto de casa ou viajando para o outro lado do mundo”, ressalta Luiz Cegato, gerente de comunicação da América Latina da Booking.com.

IMG 1259
Luiz Cegato, gerente de comunicação da América Latina da Booking.com – Foto: Divulgação

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 11.555 entrevistados da comunidade LGBTQ+ em 27 países e territórios. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em março e abril de 2023.

Avatar

Escrito por Cleber Trip

Editor chefe Revista ViaG