Gabi e Fabia são blogueiras de viagem e, além de mostrar os destinos tradicionais da forma que veem o lugar, abordam questões LGBT em seu blog, chamado de Estrangeira. Depois de receber muitas dúvidas de leitores sobre a segurança na América Latina, elas resolveram fazer uma viagem de 45 dias na região.
As duas embarcam dia 1º de novembro de 2016 rumo ao Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru. A ideia é investigar a realidade LGBT em cada uma das cidades visitadas e entender como os viajantes são recebidos.
“O turismo LGBT está em alta, mas é muito fácil ganhar dinheiro em cima da população LGBT… Difícil é ser friendly de verdade, vestir a camisa e contratar LGBT, né? E nessa viagem é exatamente isso que vamos investigar!” escreve Gabi em seu blog.
A ideia do casal é produzir diversos artigos e vídeos sobre as experiências vividas durante a viagem. Serão mostrados passeios, hotéis, restaurantes e iniciativas LGBTs ou LGBTfriendlys nos destinos. Todo o material será postado nas redes socias, no blog Estrangeira e no canal do Youtube.
“Ser turista e LGBT faz com que as nossas viagens sejam diferentes das viagens de pessoas heterossexuais/cisgêneras. Não acreditamos que exista um tipo específico de “viagem gay” ou “viagem LGBT”, mas há algumas preocupações e coisas que fazemos para nos proteger que nunca passariam pela cabeça de uma pessoa não-LGBT. Antes de comprar a passagem, temos que pesquisar se é permitido ser LGBT naquele destino, se existem leis, agressão física ou verbal… Acontece também de casais de gays e lésbicas passarem por constrangimento em hotéis. Mesmo quando reservamos antes um quarto com cama de casal, ao chegar na recepção muitas vezes nos deparamos com olhares, cara-feia e perguntas descabidas. Eu e Fabia já ouvimos: “Mas tem certeza que vocês querem cama de casal mesmo?” Nenhum casal heterossexual passa por esse questionamento.
Nós pretendemos investigar a realidade e fazemos questão de mostrar que LGBTs são consumidores e sobretudo seres humanos que merecem respeito. Vamos orgulhosas, carregando nossas bandeiras do arco-íris (literalmente) e empolgadas para explorar a América do Sul.” afirmam o casal.
Fabia e Gabi têm juntas o blog de viagens ESTRANGEIRA, que está no ar desde 2014. São casadas, ativistas LGBT e dirigiram o “Vestidas de Noiva – Um documentário sobre o Casamento Homoafetivo no Brasil”.
Equipe da Redação