No mês do Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado no último dia 17, a Linha 5-Lilás de metrô paulistano, sob concessão da ViaMobilidade, recebe a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais). A atividade acontece por meio de parceria junto ao Centro de Cidadania LGBTI+ Sul, nesta quinta-feira (25), das 10h às 16h, na Estação Capão Redondo.
A van estará na área externa da estação de metrô, na Avenida Carlos Caldeira Filho, 4261, e contará com Wi-Fi, mesa e cadeira para atendimento e dois articuladores sociais.
A unidade móvel terá de forma gratuita insumos de prevenção, informativos para guia de gênero e sexualidade e outros materiais, além de voluntários para a prestação de orientações gerais, com apoio jurídico, psicológico e de serviço social. Panfletos explicativos sobre IST (infecções sexualmente transmissíveis) também estarão disponíveis.
O Centro de Cidadania LGBTI+ é um serviço vinculado à Coordenação de Políticas para a comunidade e à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.
De acordo com o Mapa da Desigualdade 2022, divulgado anualmente pela Rede Nossa São Paulo, a cidade de São Paulo registrou 597 pessoas que sofreram, em 2021, agressões por serem homo ou transsexuais. O dado representa um crescimento de 148,8% de casos registrados, em comparação a 2020, quando houve o apontamento de 227 vítimas. O último levantamento foi publicado em novembro do ano passado.
A Linha 5-Lilás também receberá a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI+ no dia 15 de junho, na Estação Vila das Belezas, também das 10h às 16h.
Serviço da Unidade Móvel de Cidadania LGBTI+
Local: Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás
Data e horário: quinta-feira, 25 de maio de 2023, das 10h às 16h