Uma nova pesquisa publicada recentemente pelo Expedia Group revela que 6 em cada 10 turistas LGBT+ norte-americanos cancelaram ou alteraram os planos de uma viagem ao se sentirem inseguros por conta de sua identidade de gênero ou orientação sexual.
Patrocinado pela Orbitz, uma marca do Expedia Group, e produzido pela OnePoll, o estudo “Representatividade Importa” explorou hábitos de viagem e analisou a importância da representatividade LGBTQIA+ na mídia. Para o levantamento foram entrevistadas 2.000 pessoas da comunidade LGBTQIA+ que moram nos Estados Unidos.
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Ao serem questionados sobre o processo de planejamento de uma viagem, 20% disseram que “sempre” pesquisam um destino para saber se o local é amigável à comunidade LGBTQIA+. Para 58%, os turistas LGBT+ investem mais tempo em pesquisas sobre destinos e acomodação do que viajantes heterossexuais.
A pesquisa também demonstrou que, para muitos da comunidade LGBTQIA+, viajar, participar de uma entrevista de emprego e conhecer alguém novo são os principais momentos em que sentem a necessidade de esconder sua identidade.
Os entrevistados, no entanto, não irão desistir de seus planos de viajar. Aproximadamente metade (48%) planeja participar de alguma Parada do Orgulho LGBTQIA+ este ano e, dentre estes, 66% afirmam que a primeira grande viagem pós-Covid será uma oportunidade para celebrar. “A semana que comemora o orgulho LGBTQIA+ é tipicamente um dos maiores eventos turísticos do verão [no Hemisfério Norte].
Com eventos presenciais ainda em aberto diante do relaxamento das medidas de contenção da pandemia, nós percebemos que muita gente irá celebrar seu orgulho localmente, em um primeiro momento, e deixar para viajar a um lugar novo ao longo do ano, quando esperamos que os grandes eventos sejam retomados”, afirmou a diretora de Marketing da Orbitz, Carey Malloy.
Representatividade Importa
A pesquisa também fez perguntas sobre a representatividade LGBTQIA+ na mídia – definida como “muito insuficiente” para dois terços dos entrevistados. Mesmo quando havia alguma representação, apenas um terço (31%) afirmou ter se deparado com uma caracterização “positiva” quando viram alguém parecido com eles na mídia. Para muitos, os aspectos negativos são suficientes para afastá-los: 39% pararam de consumir mídias específicas porque exploravam estereótipos negativos da comunidade LGBTQIA+.
Para 47% dos participantes da pesquisa, se ver representado na mídia ajudou no processo de aceitação de sua própria identidade. Algo que, para 63%, também auxiliou a se tornarem mais confiantes com suas identidades. 57% disseram que assistir a personagens LGBTQIA+ na mídia foi importante não apenas para si mesmos, mas também para que amigos e familiares próximos entendessem melhor sua experiência. De forma geral, 61% acreditam que a representação LGBTQIA+ é importante e 54% dizem o mesmo sobre representações interseccionais.
“Mais do que nunca, diversidade e representação autêntica deveriam ser fundamentais em nossa indústria”, disse Malloy. “A Orbitz foi uma das primeiras marcas do Turismo a dar visibilidade a viajantes LGBTQIA+ em material publicitário no início dos anos 2000. Cerca de 20 anos depois, está claro que produtores e marcas precisam fazer mais para promover uma discussão sobre representação que vá além do simples apelo e que conduza a mudanças significativas.”
Hotéis amigos dos Turistas LGBT+
Mais de 35 mil hotéis independentes, boutiques e de grandes redes assinaram um Compromisso de Inclusão que combate a discriminação por gênero e orientação sexual. Com isso, a Orbitz lança hoje uma nova função de pesquisa que aperfeiçoa o acesso dos viajantes a esses parceiros conscientes, fazendo desta uma importante ferramenta de pesquisa para os viajantes LGBTQIA+.
“A maioria de nós planeja uma viagem com a expectativa básica de que iremos encontrar um lugar para ficar em que podemos ser nós mesmos, mas esta não é a realidade para todos os viajantes atualmente”, diz Carey Malloy. “Mais de 25% dos entrevistados em nossa pesquisa afirmaram que sentem a necessidade de esconder sua identidade LGBTQIA+ ao viajar. Hoje, estamos ajudando-os a começar suas pesquisas de viagem com uma acomodação onde se sentirão bem-vindos.”
Os viajantes podem explorar as propriedades amigas da comunidade LGBTQIA+ em uma ferramenta de busca exclusiva no Orbitz.com/Pride ou então habilitar o filtro de hotéis LGBTQIA+ Friendly durante as pesquisas no Orbitz.com.
Os hotéis signatários se comprometem a colocar em prática uma política de tolerância zero para comportamentos discriminatórios. Alguns hotéis LGBTQIA+ Friendly adotaram medidas suplementares, como treinamento de equipes sobre identidades de gênero e uso de linguagem neutra.
A pesquisa “Representatividade Importa” foi conduzida pela OnePoll, patrocinada pela Orbitz e contou com a participação de 2.003 representantes norte-americanos da comunidade LGBTQIA+. As entrevistas foram realizadas de forma online, entre 5 e 10 de maio de 2021.