Como os latino-americanos consomem festivais de música? Quais suas motivações e preferências? Para responder a essa e outras perguntas, a StubHub, plataforma de intercâmbio de ingressos, realizou uma pesquisa com cerca de 1.000 usuários do Brasil, do Chile, da Argentina, da Colômbia e do México. Os resultados revelam cinco curiosidades:
1. 65% dos entrevistados brasileiros vão a festivais de música regularmente
Os demais 35% alegam já ter ido a alguns festivais, mas 0% dos entrevistados afirmou nunca ter ido a um. Considerando-se os entrevistados de todos os países, a porcentagem de pessoas que vão a festivais regularmente cai para 56%. “Esse dado revela que os brasileiros se destacam como consumidores de música, estando acima da média do restante do continente, mas também devemos considerar que o Brasil recebe, em média, mais festivais”, afirma Daniela Marques, gerente de comunicação da StubHub no Brasil.
2. A maior parte frequenta 3 ou mais festivais por ano
34% dos entrevistados afirmam ir a três ou mais festivais ao ano, enquanto 32% frequentam, em média, apenas um, e outros 34% afirmam assistir a uma média de dois festivais ao ano. Os índices latino-americanos são parecidos: considerando-se todos os entrevistados, a porcentagem de fãs que vão a três ou mais festivais por ano é de 30%.
3. Para o festival dos sonhos, distância não é problema
60% dos entrevistados brasileiros afirmaram estar dispostos a viajar para outro país da América Latina para assistir a um festival. Outros 16% colocam uma condição: apenas se houver uma apresentação de seus artistas favoritos. “Esse dado confirma que nós somos um povo ’eventureiro’, que procura incluir eventos culturais importantes em nossos roteiros de viagem – principalmente shows”, afirma Daniela.
4. Viver um momento inesquecível é a principal motivação para os brasileiros
A maior parte dos fãs de festivais – 65% – escolhem ir a um festival por se tratar de uma experiência inesquecível. Apenas 25% mencionam como principal causa a oportunidade de ver várias bandas em um único local.
5. No Brasil, pop lidera como o gênero musical favorito em festivais
37% dos entrevistados brasileiros afirmaram ter pop (com indie pop incluso) como gênero preferido, seguido pelo rock, com 36%, gêneros latinos (reggaeton, salsa), com 14%, e eletrônico, com 7%. Considerando-se os entrevistados de outros países, o cenário muda:
Qual é o seu gênero musical preferido? | |
Todos (Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, México) | Brasil |
1. Rock e Indie Rock (38%) | 1. Pop e Indie Pop (37%) |
2. Pop e Indie Pop (25%) | 2. Rock e Indie Rock (36%) |
3. Gêneros latinos – reggaeton, salsa (17%) | 3. Gêneros latinos – reggaeton, salsa (14%) |
4. Eletrônico (14%) | 4. Eletrônico (7%) |
5. Outros (6%) | 5. Outros (7%) |
O festival que é a sua cara
A StubHub ainda criou uma plataforma que conecta fãs aos principais festivais de música que devem acontecer nos próximos meses na América Latina. O usuário responde a um quiz sobre seus artistas favoritos e, com base nas respostas, recebe a sugestão de um festival que tenha a sua cara, com informações sobre ele. Foram contemplados importantes eventos como o Dekmantel, em São Paulo, o Ceremonia, em Toluca, no México, o Estéreo Picnic, que acontece em 3 dias em Bogotá, na Colômbia, entre outros.