in , ,

LoveLove

Países se unem para celebrar o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ no dia 10 de Agosto

Dia Mundial do Turismo LGBTQ+

O Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ será comemorado pela primeira vez no próximo dia 10 de Agosto. A data será celebrada simultaneamente na Argentina, Alemanha, Brasil, Canada, Costa Rica, Estados Unidos, Espanha, Israel, Itália, Paraguai, Uruguai e  Reino Unido.  O objetivo é aumentar a conscientização mundial sobre a importância do turismo LGBTQ+, seus aspectos socioculturais e políticos, impacto econômico e geração de emprego em países que recebem turistas LGBTQ +.

ViaG se uniu à essa inciativa junto com a Câmara de Comércio LGBT da Argentina (CCGLAR) na busca de promover um turismo inclusivo, responsável, sustentável, seguro e universalmente acessível. Ambas organizações têm o prazer de convidar todos a participar desta celebração em países e destinos que respeitam e promovem a inclusão e a diversidade de LGBTQ + para seus residentes e turistas.

+Turismo LGBT se torna esperança para o setor nacional de viagens

+Pesquisa de Turismo LGBT indica que 64% dos brasileiros pretendem viajar até o final de 2020

+Fórum de Turismo LGBT se consolida como mais importante do segmento no Brasil

Ainda hoje, 1 em cada 3 países criminaliza a homossexualidade. Nesse contexto, todo dia 10 de agosto, representantes de organizações pertencentes aos países que recebem turistas LGBTQ + agem para conscientizar todo o mundo sobre a importância de tornar o turismo a atividade mais inclusiva.

A celebração do Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ envolverá cerimônias, declarações e atividades com um tema anual compartilhado. O tema deste ano é “Solidariedade hoje, para viajar amanhã”, em apoio à resposta da Organização Mundial de Turismo à crise atual, destacando os valores duradouros do turismo.

A data também celebra os pioneiros no segmento. Muitas pessoas ajudaram a moldar o turismo LGBTQ + como o conhecemos. Este ano, o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ homenageia Bob Damron. Em 1965,  Damron criou a primeira edição do The Address Book, o primeiro guia LGBTQ+ que se tem registro na história. Dessa forma, Demron guiou milhares de membros da comunidade LGBTQ + a terem experiências de viagens seguras. Graças a suas edições, os viajantes puderam chegar a destinos onde receberiam uma recepção calorosa e genuína.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o segmento LGBTQ+ representa 10% do setor. Todavia, por se tratar de um público com comportamento de consumo que privilegia atividades de lazer, cultura e viagem, o segmento movimenta cerca de 15% da movimentação financeira no turismo.

Vila Galé – Fortaleza

Escrito por alexbernardes