Canadá ganhará moeda comemorativa de descriminalização homossexual

Canadá ganhará moeda comemorativa de descriminalização homossexual

A Royal Canadian Mint confirmou o lançamento de um novo projeto de moedas de US$ 1 neste ano. A novidade comemora o 50º aniversário da descriminalização da homossexualidade no Canadá. As datas 1969 e 2019 estarão na moeda, assim como a palavra “igualdade” em inglês e francês.

A atividade sexual entre adultos do mesmo sexo foi descriminalizada em 1969, dois anos após o ministro da Justiça Pierre Trudeau introduzir emendas ao Código Penal, declarando que “não há lugar para o estado nos quartos da nação”.

O novo desenho da moeda foi aprovado pelo governo de seu filho, o primeiro-ministro Justin Trudeau, no último dia 14 de dezembro. No entanto, a Mint se recusou a fornecer uma imagem ou informação sobre a nova moeda, incluindo a data de lançamento e o nome do artista, maximizando o impacto do lançamento oficial.

Spring Break Festival

Uma ordem de gabinete recém-publicada descreve o design como uma “… representação estilizada de duas faces humanas sobrepostas dentro de um grande círculo, as duas faces formando um rosto na frente com um pequeno brinco de argola na orelha esquerda … “.

A aprovação da moeda segue a nova legislação, que entrou em vigor em junho passado, como parte do pedido de desculpas de Justin Trudeau em 2017 aos canadenses LGBT por atos passados de discriminação por parte das autoridades.

Alex Reeves, porta-voz do Mint, disse que dois grupos LGBT foram consultados durante o planejamento da moeda: o grupo de defesa Egale Canada, de Toronto, e o Centro Canadense de Gênero e Diversidade Sexual (CCGSD), com sede em Ottawa.

Link original: https://bit.ly/2FeVudW

Deixe um comentário