Parada LGBT de Recife reúne 500 mil pessoas com apoio do turismo da Grã-Bretanha

Parada LGBT de Recife reúne 500 mil pessoas com apoio do turismo da Grã-Bretanha

Por Felipe Abílio, de Recife

A badalada avenida de Boa Viagem, um dos principais cartões-postais da capital pernambucana, foi o palco para a 17a Parada do Orgulho LGBT que aconteceu na tarde desse domingo (16). Com o tema “Qual a sua plataforma? Defenda a democracia e os direitos LGBTs”, cerca de 500 mil pessoas gritaram por seus direitos e defenderam a comunidade. Maria do Céu, dona do Clube Metrópole, puxou com empolgação o trio preparado especialmente para a data. A empresária, uma das mais influentes na cena LGBT de Recife, é candidata a deputada estadual nas próximas eleições, e falou sobre a urgência de dar continuidade a busca por igualdade para os LGBTs.

Maria do Céu e Túlio Gadelha posam posaram lado a lado no início da parada LGBTI+

“Me sinto muito orgulhosa e honrada porque é um trabalho que eu me empenho, milito e não me calo, luto pelos direitos das pessoas serem o que elas são, o direito da liberdade de expressão, de amar, de ter segurança, de escola com qualidade”, disse ela.

“Todo evento LGBTI+ de ocupação de espaços públicos é uma luta. São 17 anos de muitas batalhas para chegar até aqui, o importante é a gente não desistir e entender que temos direitos. Vamos conquistar isso nas Câmaras, Assembleias e Congresso, é lá que a gente tem que estar presente agora com a nossas cores, diversidade e cultura”.

O turismo oficial da Grã-Bretanha também estava presente com o bloco “Love Is Great”, tema da campanha do turismo LGBTI+ do país. Malcolm Griffiths, diretor do Visit Britain no Brasil, destacou a importância de mostrar que a região é totalmente gay friendly para os brasileiros.

“É um momento importante para mostrar e abraçar a diversidade, estamos vivendo um período muito complicado no mundo, mas a Grã-Bretanha é um lugar diferente, é aberta. Estamos aqui para dizer que é a hora de abraçar toda a diversidade além das fronteiras”.

A campanha Love Is Great tem outras agendas a cumprir no Brasil. “Já participamos da Parada LGBTI+ em Belo Horizonte e ainda vamos para a Parada LGBTI+ do Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro. Estaremos também no Ligay, em São Paulo, em novembro. Nossa campanha prega respeito, direitos e diversidade”.

No trio do Uber, Wanessa Camargo foi a estrela e cantou antigos e novos sucessos. “Me sinto honrada em subir para comemorar o orgulho dessa comunidade que, mais do que nunca, deve levantar sua voz! Obrigada por me permitirem cantar para vocês!”, disse ela antes de subir no trio e arrastar uma multidão pela orla de Boa Viagem.

O DJ e produtor Alex Bloon tocou nos três dias de pré-Parada

Três dias de festa

A semana da diversidade começou bem antes nas casas da empresária Maria do Céu. Na quinta-feira (12), o público que visitou a cidade justamente para participar do evento, curtiu ao som dos DJs Alex Bloon e Keilla Liberal no Bar do Céu. Na sexta-feira, foi a vez do Clube Metrópole colocar todo mundo para dançar.

No sábado, a festa da pré-parada foi comandada por Valesca Popozuda também no Clube. A cantora lamentou a falta de data na agenda para participar da festa oficial, mas deu seu recado para o comunidade LGBT.

“Fico orgulhosa de ver esse movimento, essa bandeira eu carrego no meu coração para sempre. Estou com a comunidade para o que der e vier”, disse a cantora em entrevista à Viag.

 

 

Veja a galeria:

Deixe um comentário