¡Qué rico! Uma pesquisa divulgada pela empresa Asher Fergusson, consagrada e especializada em viagens revelou que o Uruguai está em primeiro lugar no ranking de países da América Latina que são seguros e amigáveis para a comunidade LGBT+.
+ ViaG Podcast: olha só que entrevista linda com Clovis Casemiro, da IGLTA
+ Noruega LGBT: um destino para a diversidade
+ Pelo mundo: hotéis incríveis que vão te deixar passada!
O ranking foi formado a partir de direitos e segurança oferecidos aos LGBT+ em 150 países com destaque para os critérios abaixo:
– Legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo;
– Proteção de direitos no local de trabalho;
– Proteção contra discriminação;
– Reconhecimento de adoção;
– Punição por crimes de ódio;
– Índice Gallup se é um bom lugar para morar;
– Dois aspectos para a recusa: como as leis da moralidade e a ilegalidade das relações entre pessoas do mesmo sexo.
O Uruguai se destacou com uma pontuação de 237 no ranking latino-americano, e em segundo lugar está a Colômbia. A ViaG já te falou como ela é um destino ótimo para o turista LGBT+ aqui! Na classificação mundial, o posto de número 1 é da Suécia. O Uruguai está em 18º lugar, e ainda assim acima de países como Estados Unidos e Alemanha, que são do primeiro mundo.
Os mais perigosos
Na América do Sul, o Paraguai ficou com a pior classificação, e de todas as Américas, quem se destaca negativamente é a Jamaica com sua forte homofobia. As nações que não protegem de jeito nenhum e são uma verdadeira ameaça à comunidade LGBT+, pelas duríssimas leis de moralidade e proibição de sexo entre homossexuais, estão nessa ordem no ranking mundial: Nigéria, Catar, Iêmen, Arábia Saudita, Tanzânia, Irã, Sudão, Barbados, Malásia e Malawi.
Confira o ranking completíssimo aqui!