in , , ,

Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021 terá presença de celebridades

Fórum de Turismo LGBT do Brasil
Fairmont

A atriz transexual Glamour Garcia, o influenciador digital Mauro Sousa e o Chef confeiteiro Lucas Corazza serão algumas das presenças ilustres do Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021. A participação das celebridades foi confirmada pela organização do evento nesta quarta-feira.

Glamour e Mauro participarão do primeiro painel de debates que terá o tema “Turismo para pessoas trans”. O painel terá início às 9:30 da manhã, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, local do evento que acontecerá no dia 30 de setembro.

 

VILA GALÉ SP – LGBT
VILA GALÉ RIO – LGBT
webMauro Sousa e Rafael Pic
Mauro Sousa e o marido Rafael Piccin em viagem ao exterior Foto: Arquivo Pessoal

+ Pela primeira vez, Visit Florida participará do Fórum de Turismo LGBT do Brasil

+ Recife confirma participação no Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021

+ TurisRio confirma primeira participação no Fórum de Turismo LGBT do Brasil

O objetivo desse painel é entender como as pessoas trans são tratadas no ambiente turístico e o que pode ser feito para melhorar a experiência deste perfil de turista em suas jornadas de viagens. Além de Glamour Garcia, o especialista em planejamento estratégico e performance da empresa Amadeus, Paulo Renato Silva Braga, irá trazer sua visão de homem trans no ambiente de viagem.

Fórum de Turismo LGBT do Brasil
Atriz Glamour Garcia

“É uma emoção imensurável para  mim participar do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, que com certeza não só expressa a nossa importância como cidadãos, como pessoas na nossa subjetividade, mas também expressa nossa importância como consumidor de turismo. O turismo no Brasil é uma das maiores industriais que nós temos. Olhar para a população LGBT é muito importante. Nosso segmento é super forte e tem movimentado tanto internamente quanto internacionalmente, então eu acho que a discussão cultural, econômica, e obviamente mais uma vez repito, de cidadania que vai vir junto com o fórum é imprescindível para toda questão econômica que a gente vive. Quando digo questão econômica, eu digo como comunidade, nós como consumidores, nós como empresários e brasileiros”, reforçou Glamour Garcia.

Mauro Sousa, um amante de viagens e homem gay cisgênero, terá a responsabilidade de mediar o painel conduzindo o debate que trará à tona as dificuldades que pessoas trans tem na hora de viajar.

Já, o chef confeiteiro Lucas Corazza, aventureiro e viajante frequente, debaterá no painel “Turismo LGBT+ em destinos não seguros”. A ideia deste painel é discutir se vale a pena fazer enviar um turista LGBTQIA+ para países onde a homossexualidade é crime.

“São diversos países com apelo turístico como Egito, Emirados Árabes, Rússia, entre outros, onde ser um LGBTQIA+ ainda é crime, você pode ser preso ou até condenado a morte. Mas e se mesmo assim a gente quiser muito ir, como a gente deve se comportar para amenizar esses riscos? Muitos dizem que o ideal não é gastar nosso suado dinheiro de LGBT em lugares que não nos aceitam, mas será que nossa presença nesses lugares não é um apoio aos LGBTs locais? Será que nós como turistas não podemos ajudar com a quebra de alguéns paradigmas? Vale a reflexão. Estou muito entusiasmado para debater esse assunto no Fórum”, comentou Corazza.

Fórum de Turismo LGBT do Brasil
Lucas Corazza em foto para a Recista ViaG

Outros temas do Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021:

Turismo esportivo para viajantes LGBT+

Esse tema foi pensado levando em consideração o crescente número de competições esportivas que são pensadas exclusivamente para atletas LGBTQIA+ e também pelo aumento expressivo de membros dessa comunidade assumindo espaços no ambiente esportivo.

Turismo LGBT+ em destinos nacionais

Mar Ipanema Gif

Com um potencial turístico incalculável, o Brasil ainda não é um destino atraente para seus próprios turistas LGBT+. Todos os anos, membros da comunidade LGBTQIA+ gastam milhões de dólares em viagens internacionais por não se sentirem confiantes para viajar dentro do território nacional.

Mais atrações do Fórum de Turismo LGBT do Brasil

Além dos painéis de discussão, a programação do Fórum de Turismo LGBT do Brasil oferece treinamentos para os agentes de viagens e operadores turísticos presentes. Até o momento já estão confirmados os treinamentos do Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul ( Fundtur MS), Empresa Potigar de Promoção Turística ( Emprotur) Empresa de Promoção Turística do Rio de Janeiro ( TurisRi), Empresa Pernambucana de Turismo ( EMPETUR) Vila Galé Hotels, Jungfrau, Diversa Turismo, Visit Florida, Visit Britain, Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, Gol Linhas Aéreas e Rede Accor. Os treinamentos têm o objetivo de apresentar ao trade as principais atrações de cada produto que podem ser comercializadas aos turistas LGBT+.

A estrutura do evento conta ainda com espaço de exposição, onde cada marca possui uma mesa de atendimento dedicada para fazer networking. Neste mesmo espaço é servido o coffee break e almoço para todos os participantes. A organização do Fórum espera contar com pelo menos 15 expositores para esta edição do evento.

Sobre o Fórum de Turismo LGBT do Brasil

Criado em 2017, o Fórum de Turismo LGBT do Brasil reúne agentes de viagens e operadores para um dia de debates que visam aprofundar o conhecimento sobre o segmento que movimenta, anualmente, US$ 3 trilhões em nível global. No intuito de inspirar e capacitar a cadeia nacional de vendas, o evento destaca palestras e cases de sucesso ministrados por profissionais que são reconhecidos mundo afora pela atuação em prol de um Turismo mais justo, acolhedor e democrático para os viajantes LGBT.

Chegando à quinta edição, o evento criado e realizado pela Revista ViaG, segue com o propósito de apoiar o desenvolvimento de novos negócios e a geração de renda, por meio da capacitação dos profissionais da linha de frente sobre a necessidade de atendimento especializado e consultoria em relação aos roteiros, itinerários e outras demandas específicas desse tipo de viajante. As edições anteriores capacitaram mais de mil profissionais brasileiros, foram reconhecidas por 100% deles pela relevância e atualidade dos temas propostos.

Neste ano, os temas incluem desafios para desenvolver opções no Turismo para transexuais, oportunidades em roteiros motivados por esportes, dicas para criar e vender roteiros em destinos que não são seguros para o viajante LGBT e opções no cenário nacional para esse perfil de turista.

 

Fórum de Turismo LGBT do Brasil

Data: 30 de setembro de 2021, das 9h às 18h

Local: Tivoli Mofarrej São Paulo, com transmissão pelo Youtube do Brasilturis Jornal

Inscrições: Abertura em 29 de agosto

Edições anteriores: www.forumdeturismolgbt.com.br

MS

Escrito por alexbernardes