Detentor de um formato diferente quando o assunto é evento voltado ao turismo no Brasil, a Feira Internacional do Turismo de Gramado (Festuris) chega à 28ª edição, que será realizada entre 3 e 6 de novembro no destino gaúcho. Algumas das maiores operadoras e agências do país, da América e Europa, além de 11 companhias aéreas, 21 países e 13 estados já confirmaram participação.
No total, serão 2,5 mil marcas expostas em mais de 450 estandes ocupados por destinos regionais, nacionais, internacionais, operadoras, veículos de comunicação e companhias aéreas. Durante os três dias, mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes participam da programação.
Além da abrangência nacional e internacional, a feira caracteriza-se pela variedade de segmentos. Neste ano, ela ocupará 22 mil metros quadrados do Serra Park e está dividida em espaços temáticos como LGBT, Acessibilidade, Luxo (novidade para 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde. Há ainda as salas de capacitações com programação de oficinas, workshops e palestras que acontecem de forma ininterrupta.
Essa segmentação impulsiona ainda mais a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. O modelo permite a aproximação de expositores com os principais players de seu nicho, sem perder a chance de ter contato com buyers potenciais de outros segmentos. Assim, a geração de negócios é fomentada dentro do Festuris. Segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ), a última edição da feira foi responsável por um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição.
Vale lembrar que o Festuris realiza o Salão LGBT pelo oitavo ano consecutivo e foi a primeira grande feira do setor turístico a abrir espaço para o segmento mais promissor do mundo, responsável por 15% do valor total gasto no turismo mundial, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Da Redação