Por Felipe Abílio
A delegação brasileira fez história na 10ª edição do Gay Games Paris 2018 e voltou para casa com nada menos que 24 medalhas na primeira vez na competição. A corredora Ana Garcez, mais conhecida como Ana Animal, foi a primeira a subir na maior posição do pódio e conquistou ouro nas provas de 5km, 10km e meia maratona. Ex-moradora de rua, Ana se emocionou ao ganhar a primeira medalha.
“Foi demais correr no Gay Gay, era o meu sonho correr neste mundial e muita gente me ajudou para conseguir chegar até aqui. Vendi 40 maças do amor que ganhei de amigos na Avenida Paulista e juntei mais um dinheirinho vendendo objetos pessoais como roupa e tênis. Suei, mas valei muito a pena”, disse em entrevista à ViaG.
Jerry da Costa, atleta profissional de atletismo, também fez bonito e conquistou sete medalhas em diversas provas do atletismo. Ao todo foram uma de ouro, cinco de prata e uma de bronze. A delegação brasileira ainda marcou lugar no pódio no vôlei (categorias A e B), maratona, futebol, lançamento de disco, mountain bike, natação, salto triplo, esgrima e arremesso de peso.
Mais de 10 mil atletas de 91 países disputaram as 500 provas em 36 esportes durante os 8 dias de competição sediada em Paris, na França. A próxima edição do evento acontece em 2022 em Hong Kong, na Ásia.
Confira o quadro completo de medalhas
Ouro – Total de 9 medalhas
Ana Animal – Corrida de rua 10 km – Mulheres 50-55 anos, corrida de rua 5 km – Mulheres 50-55 anos e meia maratona.
Elvira Breda – Lançamento de disco.
Marina de Aguiar – Moutain Bike – 40/44 anos
Vivian Camhi – Moutain Bike – 35/38 anos
Mariane Valencio – Natação 100 m livre
Jerry da Costa – Salto Triplo
Tyffanis – Vôlei divisão AA
Prata: Total de 11 medalhas
Jerry da Costa – 110m com barreiras – 45/50 anos, decatlon – 45/50anos, lançamento do dardo – 45/50 anos, salto com vara – 45/50 anos e 5000m Marcha Atlética.
Mariane Valencio – Natação 100 m Peito
Fábio Lemes – 4×100 mixto Volleyboyz – Vôlei divisão B
Diego Ribeiro dos Santos – Maratona 42km
Beescats Soccer Boys – Futebol Masculino categoria FUT7
Marcia Leão (Didesex) – Futebol Feminino categoria FUT7 (representando o Brasil no time mexicano)
Bronze: Total de 4 medalhas
Fábio Lemes – Esgrima
Elvira Breda – Arremesso de peso
Mariane Valencio – Natação 50m de costa
Jerry da Costa – Arremesso do Peso – 45/50 anos