in

Com apoio da ONU, empresas assumem compromisso pelos direitos LGBT

O compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBT reúne, periodicamente, em São Paulo,  mais de 23 grandes empresas – todas elas internacionais –  no Fórum de Empresas e Direitos LGBT.

A iniciativa, criada em março de 2013, tem objetivo de influenciar o meio empresarial e a sociedade sobre a temática e conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da ONU Mulheres, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e da Campanha Livres & Iguais da ONU.  Vale ressaltar que todas as empresas participantes assinaram uma carta com 10 compromissos dos direitos LGBT .

Para o Fórum, questões de diversidade possuem um fator econômico decisivo e importante para o desenvolvimento e inovação, pois afetam diretamente na produtividade, na criatividade, na autoestima de funcionários/as e no clima organizacional das empresas. Segundo dados divulgados pelo secretário-executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, Reinaldo Bulgarelli, no ranking das “150 Melhores Empresas para Trabalhar em 2015”, 30% não respeitam os direitos de casais homossexuais no acesso a benefícios concedidos a casais heterossexuais.

Além de realizar reuniões periódicas abertas à comunidade empresarial, LGBT, governos e órgãos da ONU, entre outros, para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e constituir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, o Fórum elaborou os “Dez Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBT ”, que orientam as práticas de cada empresa no tema e incluem uma agenda de trabalho.

Na 12ª Reunião do Fórum LGBT, realizada em junho, foi lançado oficialmente o website e um vídeo sobre a iniciativa que teve o apoio da OIT. Veja o vídeo completo:

Com informações do site OIT

Empresas que assinaram o compromisso:
EMPRESAS ASSOCIADAS-FORUM

Axel Miami – Banner

Escrito por alexbernardes