“A diversidade LGBT nos negócios leva ao sucesso”, diz CEO da Accenture
Em uma entrevista exclusiva para a jornalista Rica Bhattacharyya da Economic Times, o CEO de Produtos do Grupo Accenture, Sander van’t Noordende, fala sobre a importância de se incentivar a diversidade sexual no ambiente de trabalho e como sua empresa aplica políticas de apoio aos LGBT.
Confira:
Quanto a Diversidade LGBT é necessária dentro das organizações?
Diversidade LGBT nas organizações faz sentido do ponto de vista comercial, porque ele suporta e leva ao sucesso, incentivando a inovação e podendo melhorar o recrutamento e retenção de talentos, causando um impacto direto sobre as vendas. A pesquisa mostra uma correlação direta entre culturas inclusivas com as pessoas LGBT e aqueles que têm os elementos essenciais para promover a criatividade e a inovação sustentável.
Como você deve saber, as pessoas LGBT avaliam e verificam as políticas de inclusão e diversidade de um novo empregador, muitas empresas não estão conscientes disso, no entanto, quase três quartos também dos simpatizantes (aqueles que apoiam os direitos civis iguais, igualdade de gênero e diversidade LGBT) são mais propensos a aceitar um emprego em uma empresa que apoia os direitos das pessoas LGBT. E, finalmente, as empresas de consumo que não conseguem aceitar a inclusão LGBT podem estar comprometendo suas próprias vendas. O mercado consumidor global de LGBT é estimado em US $ 3,70 trilhões, o que é ainda maior se você levar em conta o poder de compra dos simpatizantes. A pesquisa também mostra que quase três quartos das pessoas LGBT e 82% dos simpatizantes são mais propensos a comprar produtos ou serviços a uma empresa que apoia a igualdade LGBT.
Quais são os desafios?
Temos visto muitas mudanças e desenvolvimentos em torno da inclusão e diversidade, incluindo um agenda própria LGBT. No entanto, para cada organização que está bem qualificada no ranking da diversidade, há muitas que sequer pensam nisso ainda. Eu não acho que todas essas empresas estão ignorando deliberadamente a inclusão e diversidade. Em vez disso, acredito que seus líderes nem sempre podem entender o valor de um ambiente que alimenta e celebra a diversidade em todas as áreas. Não podemos ignorar as habilidades, e capacidades que uma força de trabalho bem diversificada é capaz de trazer. Às vezes, há desafios e desafios, como aqui na Índia. A questão não é se, mas como isso progride agenda LGBT dentro Accenture. E é isso que estamos fazendo na Índia.
Quais são as políticas de LGBT da Accenture?
Na Accenture queremos que todos possam ser confortáveis no trabalho em todos os países em que operamos, incluindo os nossos mais de 130.000 funcionários na Índia. É para isso que nós trabalhamos. Somente quando as pessoas se sentem confortáveis em seu local de trabalho é quando eles são capazes de tirar o melhor proveito de si mesmos. Como a maioria das empresas que operam com uma variedade de partidos ou grupos interessados, incluindo clientes, empresas de aliança e acionistas – todos tem um tempo diferente.
Precisamos refletir sua diversidade para maximizar o nosso relacionamento com essas partes interessadas, por isso temos de ser um refúgio para a inclusão. Para empresas que buscam adotar uma agenda LGBT forte, independentemente da indústria, eles devem refletir a diversidade dos seus clientes para atendê-los melhor, e uma força de trabalho diversificada com uma equipe se sentindo confortável no ambiente de trabalho irá com certeza atender melhor esses clientes. Os esforços da Accenture têm sido reconhecidos. Somos uma empresa “Stonewall Star” globalmente reconhecida pela promoção e realização de práticas consistentes no apoio aos trabalhadores LGBT.
Sobre a Accenture:
A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão , Tecnologia da informação e outsourcing. É a maior empresa de consultoria do mundo, além de ser um player global no setor de consultoria de tecnologia. Em janeiro de 2011, a empresa tinha mais de 319 mil funcionários em 120 países. Atualmente, a Accenture presta serviços para 96 das empresas listadas no Fortune Global 100 e mais de três quartos das empresas Fortune Global 500.