in

Green Card para o brasileiro casado com americano.

[pro_ad_display_adzone id="16993"]

Tim e Genesio
Depois de uma longa jornada de intervenção, a Suprema corte dos EUA derrubou a lei de 2013 que limitava o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O brasileiro Genésio Oliveira e o americano Tim Coco celebraram 13 anos de relacionamento e a comemoração não poderia ser mais especial. Para a celebração, Genesio ganhou um bolo confeitado com sua imagem . Para comemorar, encomendaram um bolo especial, com a sua foto, a estátua da liberdade ao fundo e as palavras “permanent resident” (residente permanente) em destaque. Era a reprodução do “green card”, a permissão para morar nos Estados Unidos, recebida por Genésio dois dias antes.
Casados desde 2005,  em 2007 fizeram o primeiro pedido para a permanência de Genésio, hoje com 35 anos, nos Estados Unidos. O pedido foi negado,  mas decidiram brigar pela causa.
O publicitário Tim havia tentado contato com muitas organizações de direitos GLBT, mas não conseguiu apoio. Em 2007, aproveitou a visita do então senador (e hoje secretário de Estado) John Kerry a sua cidade, Haverhill, no estado de Massachusetts, e contou sua história. Kerry prometeu ajudar e de fato ajudou. Três anos depois, Genésio conseguiu um visto humanitário para ficar provisoriamente nos Estados Unidos. Mas a garantia tinha que ser renovada a cada expiração e sempre havia o medo de que a renovação não ocorresse.
Em 2013, veio a decisão federal. A Suprema Corte considerou inconstitucional a “Defense of Marriage Act” (Lei de Defesa do Casamento, Doma na sigla em inglês), que negava aos casais do mesmo sexo nos Estados Unidos os mesmos direitos e benefícios federais garantidos aos casais heterossexuais. Isso abriu caminho para o pedido de revisão do caso de Genésio pelo departamento de Imigração.
Genésio conta que o casal chegou a gastar ao todo R$ 250 mil durante na tentativa de conseguir a residência permanente.
O casal está escrevendo um livro contando sua história, e Tim pretende concorrer ao Senado nas próximas eleições. “Agora que conseguimos uma vitória, queremos poder fazer mais coisas, ajudar mais gente”, disse o brasileiro.­

Foto: EFE/G1

[pro_ad_display_adzone id="16989"]
anacarolina

Escrito por anacarolina

Diretora e editora da Revista ViaG